TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos- Historia

Trabalho Escolar: Gestão De Projetos- Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

O que é o gerenciamento de projetos?

"O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas para definir atividades do projeto com o objetivo de alcançar as expectativas e necessidades das partes envolvidas. "

Na década de 60, o gerenciamento de projetos surgiu como ciência.

Em 1969, foi criado o PM' (Project Management Institute) tendo como base a ideia de que xistiam muitas práticas comuns de gerenciamento de projeto e que estas práticas poderiam ser Documentadas.

O PM' foi criado com o objetivo de organizar, difundir e incentivar as melhores práticas em gerenciamento de projetos no mundo.

O PM' é a maior instituição sem fins lucrativos do mundo dedicada à disseminação do Conhecimento e ao aprimoramento das atividades de gestão de projetos.

Em 1987, o PM' produziu o "O Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. "

Somente em 1996, o PMI produziu "Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos" (Guia PMBOK@) que consiste de uma referência básica no nível de conhecimentos e práticas do Gerenciamento de projetos.

O ambiente empresarial e sua importância na gestão de projetos

A gestão de projetos é fundamental para alcançar os objetivos do projeto: dentro do prazo e custos previstos, utilizando os recursos de forma eficiente e eficaz.

Gerenciar projetos possibilita uma maior previsibilidade e probabilidade de atingir os objetivos do projeto.

Escritório de Projetos

O Escritório de Projetos, geralmente, é uma unidade organizacional central que supervisiona o gerenciamento de projetos e programas de uma área ou de toda a organização.

Dependendo do tamanho da organização podem existir um Escritório de Projeto central e vários outros locais. O Escritório de Projetos pode ter autoridade total sobre os projetos ou apenas suportá-los.

O Escritório de Projetos também pode ser chamado de "Escritório de Gerenciamento de Projetos" ou "Escritório de Gerenciamento de Programa" ou PMO "Project Management Office"

Partes interessadas no projeto - stakeholders

Partes interessadas são pessoas e organizações envolvidas no projeto ou aqueles cujos interesses podem ser afetados pela execução ou resultado do projeto. Geralmente, influenciam ou são influenciadas pelo projeto.

A identificação das partes interessadas deve ser realizada o mais cedo possível. Descobrir a existência de uma parte interessada tardiamente pode causar impacto no prazo, custo e escopo

São exemplos de partes interessadas:

• Gerente do projeto

• patrocinador

• Cliente

• Parceiros

• Gerentes funcionais

• Equipe do projeto

• Escritório de Projetos

Os gerentes de projetos, geralmente, são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com