TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto História e Geografia

Por:   •  4/10/2015  •  Bibliografia  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 12

ROBERTA MARTINS MOTTA - RA. B9131D1

PROJETO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

SÃO PAULO

2014

TEMA:

Projeto de História e Geografia - Observação aulas teóricas

JUSTIFICATIVA:

Foram feitas observações em aulas teóricas de História, com o intuito de perceber os avanços, obstáculos, aproveitamento, didáticas do professor, recursos utilizados, etc.

A apropriação do ensino da História permite ao aluno, portanto cidadão, o desenvolvimento social, cultural, crítico, científico e sagaz, tornando esses sujeitos de hoje ainda crianças, futuros homens preparados para enfrentar os meios socioculturais, prontos a assumir suas ambições e responsabilidades como adultos.

Não se aprende História apenas no contexto escolar, as crianças já tem acesso a inúmeras informações do seu convívio social e familiar, nas festas locais, regionais, nacionais e mundiais, isso faz com que cada aluno já tenha uma bagagem e um certo conhecimento que já vem de fora da escola.

SITUAÇÃO PROBLEMA:

A preocupação metodológica do ensino da História está ligada a pratica docente. É um desafio que parte do planejamento da aula, das conversas com os colegas de trabalho e até mesmo da formação profissional dos professores.

As matérias escolares devem ser cada vez mais estudadas e pesquisadas pelos educadores, com o intuito de se conhecer melhor o conteúdo e as especificações do processo de ensino- aprendizagem.

É necessário seguir um padrão e um cronograma para que se consiga durante o ano letivo, fazer uso de todos os temas que devem ser abordados.

Segundo o PCN, a proposta de História no ensino fundamental nos trás reflexões amplas que podem estimular o debate nessa área, já que tem como objetivo levar os educadores a refletirem cada vez mais sobre a presença de História no currículo e debaterem como o ensino da História pode ajudar na formação dos estudantes.

PÚBLICO ALVO:

Alunos e professores do 4 ano do ensino fundamental I.

OBJETIVOS:

Realizar a observação de uma aula de História, analisando a didática do professor responsável, assim como o assunto tratado na aula. Verificar o interesse e atitudes dos alunos frente ao conteúdo.

EMBASAMENTO TEÓRICO:

Podemos dizer que ensinar as disciplinas de História e Geografia, requer antes de mais nada uma formação acadêmica e profissional nas áreas de História e Geografia.

Partindo da premissa da posição sócio- político cultural docente e suas lutas em diferentes épocas, fica explícito a importância da formação e identidade docente, assim como a importância do como ensinar, do que ensinar, em qual tempo ensinar, de qual passado ensinar, qual região, quais culturas, etc. Daí a importância da busca do tempo entendido, da práxis, da vivência, de tensões, reflexões e de transformações no tempo vivido, em que dialogam com o passado e o presente de ensinar História e Geografia.

A partir dessas considerações, Silva e Fonseca levantam uma posição política, pedagógica e científica, ressaltando a necessidade de ouvir, interpretar, ressignificar as experiências dos professores de História e Geografia, nos vários ambientes formativos que constituem o "ser professor".

No ensino de História a dimensão de algumas manifestações culturais, que são imateriais deve ser considerada tanto quanto as materiais, pois são praticas culturais decorrentes do fazer humano. Sendo assim, os museus, que se destacam no ensino da História, devem ser estudados, visitados com um olhar crítico, não se deve esquecer deste recurso fundamental nas aulas de História.

Como afirma MOREIRA (1982, p.08), o ensino de Geografia, "é o estudo explicativo das diferenciações espaciais na superfície terrestre". É nesses termos que a Geografia hoje se coloca, no entendimento de que seu ensino adquire uma dimensão fundamental no currículo, buscando inserir nos alunos uma postura crítica diante da realidade, comprometida com o homem e com a sociedade, contribuindo para sua transformação.

PERCURSO METODOLÓGICO:

Observação aula de História - Tema: "O século do café".

O início do tema, segue com uma breve apresentação sobre o café e suas características.

A professora então inicia a história do café, contando que ele é originário da Região de Kafta, no nordeste da África. Segue então contando que de Kafta o café foi levado por mercadores até a Arábia, onde passou a ser cultivado e foram os árabes que inventaram a bebida que hoje conhecemos.

É explicado então, que mais tarde, mudas da planta foram trazidas para a Europa, e de lá se espalharam para a América. Chegou ao Brasil por volta de 1.727, sendo cultivado na cidade de Belém. E de lá foi levado para Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

A aula segue, agora mostrando aos alunos que com o passar do tempo, o Brasil se tornou o maior produtor de café no mundo, os cafeicultores (produtores do café) enriqueceram e adquiriram enorme prestígio, passando então a serem chamados de "barões do café".

Neste momento a professora faz uma relação com o que os alunos estão aprendendo em Geografia: a primeira região do Brasil a ganhar importância devido à produção de café foi o Vale do Paraíba, e relembra que a enorme floresta tropical que havia na região, rica em madeiras nobres, foi derrubada para dar espaço ao cultivo de café. Porém, com a derrubada da mata e o uso de algumas técnicas predatórias no cultivo do café, o solo do Vale do Paraíba logo ficou inútil para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com