TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO HISTORIA...FAZENDA IPANEMA

Por:   •  12/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PLANO DE AULA

FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA

CLAUDILENE AYRES DE CAMPOS LIMA

DANIELY SANTOS CAMARGO

NATALY KRUGER

NAYARA FIRMINO

SOROCABA-SP

NOVEMBRO/2015


[pic 2]

CLAUDILENE AYRES DE CAMPOS LIMA

DANIELY SANTOS CAMARGO

NATALY KRUGER

NAYARA FIRMINO

PLANO DE AULA

FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA

Plano de aula apresentado ao professor Edgar, disciplina de História, 4ºsemestre de pedagogia.

SOROCABA-SP

NOVEMBRO/2015

PLANO DE AULA

 FLORESTA NACIONAL IPANEMA

SÉRIE/TURMA: 4ª série/ 5º ano

DISCIPLINA: História

 

INTRODUÇÃO
Este plano de aula tem como objetivo levar os alunos a conhecer a FLONA com suas riquezas e diversidades, também conscientiza-los em relação à importância da preservação da natureza, apresentando todo seu potencial em diversos aspectos, desde a conservação da biodiversidade, a educação ambiental, monumentos históricos entre outros.
A oportunidade em aproximar tamanha riqueza da sala de aula, e propor conhecimentos históricos onde os alunos se apropriarão, será  motivante, desafiador,  um diferencial.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos alunos uma aprendizagem ampla, possibilitando assim amplo conhecimento sobre as diversidades da Floresta Nacional Ipanema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Propiciar aos alunos conhecer a FLONA;

- Conhecer e identificar as diversidades da natureza, plantas, animais, prédios e monumentos históricos;

- Desenvolver o senso visual;

- Proporcionar momentos de aprendizado e interação;

- Propiciar aprendizagem de diferentes ambientes;

- Desenvolver pesquisa e trabalho em grupo.

AULA: 01

Assunto

Floresta Nacional Ipanema, Casa da Guarda e a Casa de Armas Brancas.

Objetivo

O objetivo consiste no conhecimento da Fazenda Nacional de Ipanema, seu histórico e atualidade e em analisar e conhecer a construção, período e aspectos de restauração da Casa de Armas Brancas. Conhecer todo equipamento utilizado para confecção de peças na Casa de Armas Brancas, o prédio da administração da Real Fabrica de Ferro, construída para receber D. Pedro II. Pesquisar tipos e características coloniais devido a influencias europeias que lá se encontra.

Desenvolvimento da aula

A aula inicia-se com um debate sobre a Floresta Ipanema, dessa forma todos os alunos serão estimulados a emitir opiniões e conhecimentos sobre o assunto, para que após esse estudo eles possam ir até lá para uma pesquisa em campo. Partindo daí, seguira os conteúdos e temas de pesquisa dessa aula.

Em seguida serão trabalhados com a turma material histórico que o professor irá trazer sendo desenvolvidas as atividades de pesquisa recorte e colagem construção de textos coletivos cartazes com os temas selecionados, resumos para apresentar o conteúdo para a turma.

O próximo passo será a leitura coletiva e interpretação dos cartazes criados por eles, trabalhando com as pesquisas coletivas de dados que os alunos possuem.

Recursos e materiais

A professora irá utilizar com os alunos para essa aula, retroprojetor para mostras as imagens dos monumentos históricos que precisa ser mostrado para a turma, conteúdo de um DVD “Fazenda Ipanema, berço de Sorocaba” e vários textos explicativos.

Duração

Duas aulas 90 minutos 

Bibliografia 

Fazenda Ipanema: berço de Sorocaba / 2011 - (DVD) AZEVEDO, Cionéia; NASCIMENTO, Eliane. Fazenda Ipanema: berço de Sorocaba. Sorocaba, SP: LINC, 2011. 1 DVD (50 min. Informações da página e conteúdo tirado do livro Retratos de Ipanema: fatos históricos e imagens do Araçoiaba e Ipanema / Gilson Sanches.


Aula: 02

Assunto

Floresta Nacional Ipanema

Objetivo

Dar continuidade no conteúdo sobre floresta Ipanema (aula 01), focando a preservação ambiental do sítio histórico do qual fazem parte a Casa de Armas Brancas, Casa da guarda entre outros.

Desenvolvimento da aula

Com os conteúdos de pesquisa da (aula 01) em mãos, darei continuidade e acrescentarei o material trazido para aula de hoje, com pesquisas direcionadas ao redor da Floresta, como ponto turístico à população, estaremos indo até a Floresta para conhecermos melhor.

Recursos e materiais

 A professora irá utilizar jornal com a matéria para mostrar para os alunos.

Duração

Uma aula (50 minutos)

Bibliografia 

http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/465200/projeto-quer-incorporar-fazenda-ipanema-a-aracoiaba


Aula: 03

Assunto

Aspecto natural da Fazenda Ipanema com sua biodiversidade.

Objetivo:

Esta aula tem como objetivo conscientizar a importância da natureza em nossas vidas, aprimorar conhecimentos dos aspectos naturais da fazenda Ipanema relacionando o modo em que os animais vivem e se alimentam.

Desenvolvimento da aula:

A aula se iniciara com um debate com os alunos e com o professor Paulo Vitor Marques Simas da Universidade Uniso que falara sobre os aspectos naturais da fazenda através de fotos, artigos, imagens, vídeos, desta forma os alunos poderão tirar as dúvidas que ainda tenham sobre a fazenda e assim socializando seus conhecimentos prévios com os colegas.

Em seguida junto com o professor os alunos farão um grupo de três crianças e irão fazer um texto e ou história relacionado às atividades em sala de aula com o debate da palestra do biólogo, e socializar com os demais colegas e a professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com