TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto para o 3º ano - História

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

  1. PROJETO PARA O 3º ANO- DISCIPLINA DE HISTÓRIA
  1. JUSTIFICATIVA

Este projeto foi planejado para proporcionarmos aos alunos conhecimento sobre a História de Campo Grande, sendo este um conteúdo de extrema importância, pois a partir dele os alunos irão compreender e reconhecer a sua história local.

Este conteúdo pertence ao ensino e aprendizagem de História do primeiro ciclo dos Parâmetros Curriculares Nacionais, na qual orienta que devemos desenvolver este estudo, pois dessa forma proporcionaremos que,

Os alunos ampliem a capacidade de observar o seu entorno para a compreensão de relações sociais e econômicas existentes no seu próprio tempo e reconheçam a presença de outros tempos no seu dia-a-dia. (PCN, vol. 5, p. 51, 2001).

Por esse prisma irão refletir sobre a origem de sua localidade, associarão as diferenças entre os tempos, além de identificarem as diferenças e semelhanças entre a localidade e a sociedade em que vivem, assim terão a oportunidade de estabelecerem sua identidade por meio desse estudo.

  1. OBJETIVO GERAL

Estabelecer relações entre o presente e o passado.

  1. OBJETIVO DA AULA

Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com os outros tempos e espaços.

  1. METODOLOGIA

O conteúdo será dividido em três aulas com duração de 50 minutos cada.

  1. Levantamento de Hipóteses

Iniciaremos a primeira aula perguntando aos alunos: quais os pontos turísticos da cidade que eles costumam visitar? A partir das respostas obtidas, iremos solicitar aos mesmos que busquem informações com seus pais, avós, avôs, ou responsáveis para saberem onde seus familiares costumavam passear em sua infância, e se possuírem trazerem para sala de aula fotos dos respectivos lugares frequentados, as fotos serão expostas para a turma na aula seguinte.

  1. Compatibilização

Na segunda aula será realizada a compatibilização das informações, no qual a partir das informações e fotos expostas pelos alunos iremos comparar como eram os pontos turísticos frequentados e como eles estão atualmente. Após essa comparativa passaremos um vídeo contando a história de Campo Grande, em seguida explicaremos aos alunos sobre os demais pontos turísticos que não foram mencionados.

  1. Exercitação

Na terceira aula dividiremos os alunos em trio e solicitaremos que escolham um dos pontos turísticos apresentados a eles, para realizarem uma apresentação do mesmo e também redijam um pequeno texto dissertativo para que por meio dele possam expor os conhecimentos adquiridos sobre o local escolhido.

  1. AVALIAÇÃO
  1. Do Planejamento

Iremos avaliar se o planejamento desenvolvido foi adequado ao nível de conhecimento da turma.

  1. Do Professor

Avaliaremos se conseguimos atingir os objetivos que propomos para o conteúdo e para as atividades desenvolvidas com a turma.

  1. Da Aprendizagem

Será avaliado nesta etapa se os alunos expuseram seus conhecimentos prévios, se adquiriram novos conhecimentos e por fim se conseguiram transcrever o conhecimento total adquirido por meio da realização das atividades.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. - 3. ed. – Brasília: A Secretaria, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com