TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Damião Avaliação da Disciplina/módulo História do Brasil

Por:   •  3/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação da disciplina/módulo História do Brasil III – ERA/2020-I

Prof. Damião Duque de Farias

Acadêmico: Samuel Domingos Barros do Nascimento                                 

Questões:

  1. Quais as críticas, da autora Angela Alonso, endereçadas às interpretações clássicas sobre a atuação da geração de 1870?

A critica da autora se remete ao fato de que a “ilustração brasileira” tentou criar uma “filosofia das ciências” e uma “filosofia politica” através de um conjunto de textos sistematizados. Para a autora, esses textos “acumularam um conhecimento mais ou menos sistemático das obras publicadas ao fim do Império e inicio da República, o que é louvável.” Porém o “método heurístico” empregado na construção de tais textos fez com que “toda conexão com a problemática social contemporânea desaparecesse”.  

 

02- Quais noções teóricas a autora apresenta como estratégicas para a interpretação do movimento intelectual de 1870 ?

03- Qual o sentido do reformismo do movimento intelectual de 1870, no Brasil?

04- De acordo com o historiador José Murilo de Carvalho, quais os tipos de liberdade e de Republica apresentados como modelos a serem seguidos/adaptados por intelectuais, ideólogos, políticos e militares nas disputas políticas ao final do Império no Brasil?

No capitulo Utopias republicanas, Carvalho escreve que Benjamim Contant apresenta dois tipos de liberdades, a dos antigos, que tinha ampla participação publica; e a dos modernos, na qual a população cedia seu poder de participação a um representante. Outros modelos que foram propostos vieram dos positivistas, através de Comte que viam no exemplo francês sua esperança de Republica. A partir daí

“havia, assim pelo menos três modelos de republica a disposição dos republicanos brasileiros. Dois deles, o americano e o positivista, embora partindo de premissas totalmente distintas, acabavam dando ênfase a aspectos de organização do poder. O terceiro colocava a intervenção popular como fundamento do novo regime.” (p. 22)

05- Quais grupos político-ideológicos se destacaram na crise do Império e Proclamação da República e quais os respectivos projetos de Nação que apresentaram?

06- Quais os significados outorgados ao “15 de Novembro”, pelos grupos políticos em disputas, relativos às contribuições de Deodoro da Fonseca, Benjamin Constant e Quintino Bocaiúva?

No caso de Deodoro da Fonseca, o autor aponta que “setores militares desvinculados da propaganda republicana” viam a proclamação da republica como um ato estritamente militar, o que elevaria o status do exército por Deodoro, sem pouco ou nenhum apoio civil.

Os apoiadores de Benjamim Constant, sobretudo positivistas ortodoxos, acreditavam que se Deodoro proclamou a República, Constant foi o cérebro por trás do ato. Para eles Constant foi um dos grandes líderes da formação da Nação, ao lado de Tiradentes e José Bonifácio e suas ações são avaliadas como decisivas para a Proclamação da República.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com