TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quando Foi a Revolução Industrial

Por:   •  9/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

A Revolução Industrial foi um período de desenvolvimento científico e tecnológico no século XVIII que transformou sociedades agrárias em grande parte rurais - especialmente na Europa e na América do Norte - em sociedades urbanas e industrializadas. Mercadorias que antes eram meticulosamente trabalhadas à mão começaram a ser produzidas em grandes quantidades por máquinas nas fábricas, graças à introdução de novas máquinas e técnicas em têxteis, siderurgia e outras indústrias.

Quando foi a revolução industrial?

Embora algumas inovações tenham sido desenvolvidas já em 1700, a Revolução Industrial começou para valer nas décadas de 1830 e 1840 na Grã-Bretanha e logo se espalhou para o resto do mundo, incluindo os Estados Unidos.

Os historiadores modernos costumam se referir a esse período como a Primeira Revolução Industrial, para diferenciá-lo de um segundo período de industrialização que ocorreu do final do século XIX ao início do século XX e viu rápidos avanços nas indústrias siderúrgica, elétrica e automobilística.

Spinning Jenny

Graças em parte ao seu clima úmido, ideal para a criação de ovelhas, a Grã-Bretanha tinha uma longa história de produção de tecidos como lã, linho e algodão. Mas antes da Revolução Industrial, o negócio têxtil britânico era uma verdadeira “indústria caseira”, com o trabalho realizado em pequenas oficinas ou mesmo em casas por fiandeiros, tecelões e tintureiros individuais.

A partir de meados do século 18, inovações como a fiação jenny (uma estrutura de madeira com vários fusos), a lançadeira voadora, a estrutura de água e o tear elétrico tornaram muito mais fácil tecer tecidos e fiar fios e linhas. A produção de tecido tornou-se mais rápida e exigia menos tempo e muito menos trabalho humano.

Uma produção mais eficiente e mecanizada significava que as novas fábricas têxteis da Grã-Bretanha poderiam atender à crescente demanda por tecidos tanto no país quanto no exterior, onde as muitas colônias ultramarinas do Império Britânico forneciam um mercado cativo para seus produtos. Além dos têxteis, a indústria siderúrgica britânica também adotou novas inovações.

A principal entre as novas técnicas era a fundição de minério de ferro com coque (um material feito pelo aquecimento do carvão) em vez do tradicional carvão vegetal. Esse método era mais barato e produzia material de maior qualidade, permitindo que a produção de ferro e aço da Grã-Bretanha se expandisse em resposta à demanda criada pelas Guerras Napoleônicas (1803-15) e o crescimento posterior da indústria ferroviária.

Impacto da energia a vapor

Um ícone da Revolução Industrial entrou em cena no início de 1700, quando Thomas Newcomen projetou o protótipo do primeiro motor a vapor moderno . Chamada de “máquina a vapor atmosférica”, a invenção de Newcomen foi originalmente aplicada para alimentar as máquinas usadas para bombear água para fora dos poços de minas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com