TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Politica de organização educacional

Por:   •  11/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO DE HISTÓRIA

Atividade de Prática como Componente Curricular

Alunos: André Leopoldo da Silva Filho

Luis Henrique de Souza Ferreira

Nome da Escola: E.E. Profª Ana Maria Junqueira

Coordenador pedagógico: Elisa de Araújo Cintra

Questões

  1. Quantas provas os professores aplicam por semestre aos alunos, com vias a verificação do processo de aprendizagem?

Depende de cada professor. Sempre orientamos para que realizem avaliações em vários momentos. No mínimo em dois momentos.

  1. Quantas avaliações externas (via MEC ou Secretaria da Educação) são aplicadas aos alunos durante o ano letivo? Quais são elas?

A Secretaria da Educação encaminha o SARESP no final do ano para os 7ºs anos, 9ºs anos do Ensino Fundamental e 3ºs anos do Ensino Médio. Semestralmente, e provavelmente será bimestralmente, aplica-se as A.A.P. (Avaliações de Aprendizagem em Processo), para diagnosticar as habilidades não dominadas pelos alunos. Há ainda a Prova Brasil, aplica por amostragem para 9ºs anos e 3ºs anos do E.M.

  1. As notas aferidas aos alunos são o resultado das avaliações aplicadas pelos professores ou existe um outro instrumento de contagem?

É levado em consideração todas as atividades que os alunos executam, além da participação em sala, lições de casa, entre outros

  1. Quais os procedimentos tomados pelos professores em relação aos alunos que não se saem bem nas provas?

Sempre orientamos para que as recuperações sejam aplicadas de diferentes formas. A SEE também disponibiliza para os alunos do 6º ano, os P.A. (Professores Auxiliares) que podem auxiliar os alunos com amis dificuldades

  1. Existe algum tipo de trabalho coletivo para a elaboração das provas? Caso exista, como é feito esse trabalho?

Esse processo é executado apenas em algumas situações específicas, pois cada sala de aula tem seu próprio contexto. Nos planejamentos os professores sentam juntos para estruturarem algumas situações de aprendizagem  e avaliações a serem desenvolvidas ao longo do ano.

  1. As avaliações externas têm auxiliado o trabalho da escola e dos professores?

Em parte sim, pois apontam algumas diretrizes a serem conduzidas e tomadas, mas nem sempre retratam a realidade de sala, pois alguns alunos simplesmente não leva a sério esse tipo de avaliação

  1. O desempenho dos alunos da escola, nas avaliações externas, melhorou, piorou, ou permaneceu o mesmo nos últimos quatro anos? Você poderia fornecer os dados referentes ao desempenho da escola em 2011 e o de 2014?

Há sempre uma oscilação dos dados: cresce, se mantem ou regride, depende da turma que está sendo avaliada. Os dados podem ser acessados no site da Secretaria da Educação – IDESP das escolas. Lá estão disponíveis todos os dados dos últimos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (96.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com