TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE LEITURA: ALI KAMEL. SOBRE O ISLÃ

Por:   •  13/4/2019  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RELATÓRIO DE LEITURA: ALI KAMEL. SOBRE O ISLÃ

ALUNA REBECA OLIVEIRA SALES

PROFESSORLEANDRO RUST

PERÍODO MATUTINO – 2018/2

Argumento central do texto

Resumo o argumento central do texto de Ali Kamel ao meu ver, apenas com uma palavra,“Confusão”. E isto pode parecer básico, mas é a sensação que tenho com a leitura, que reflete a falta de conhecimento de fato da cultura de um povo, por ser relativamente bem diferente e complicada de assimilar, para nós ocidentais.    

A abordagem do início ao fim é desconstruindo a generalização que se faz com o Oriente, ressaltando as semelhanças com outras religiões, agregada a confusão que se faz ao retratar os atentados terroristas como sendo causados pela religião. O autor descreve a ponte que existe entre o que verdadeiramente a religião prega e a de sua realidade que é passada.

  1. Como a relação entre o Corão e a Sharia afeta a força atribuída a uma lei?

O autor faz em diversos momentos referencias relacionada ao alcorão e a sharia, onde o conjunto de leis islâmicas deveria se basear no Alcorão, o que em detrimento dos fatos apresentados pelo autor faz se um processo de comparação dos versos do alcorão e a sharia, e é evidente que não acontece. Exemplo que o autor cita, é a morte por lapidação em caso de adultério segundo a sharia, ao passo que o corão não faz referencia a essa pena em qualquer contexto.  A estudiosa Asma Barlas discorre que existe um problema no centro da estrutura em que as leis muçulmanas foram formadas historicamente, que é a separação entre o corão, suna, sharia e entre elas os costumes e tradições populares muçulmanas. Atrelado ao argumento do autor que apresenta que essa força se da, segundo a divindade que escolhe se essa lei deve ser revogada ou modificada. Isto se cria uma conseqüência que é a falta dos muçulmanos de não saberem a diferença entre o alcorão ou a sharia e isso ser passado fortemente às gerações, que dão cada vez mais força a algo que foi apresentado a eles como “divino”. Tal divindade essa, que seria apresentado segundo a lei do profeta revelada por Deus.

  1. Como o autor explica a relação entre os códigos de vestimenta nos séculos iniciais do islã e a opressão sobre as mulheres em países muçulmanos?

O autor explica as vestimentas nos séculos iniciais do islã como “Proteção”. Sua origem foi revelada pelo profeta como uma forma de proteger a honra das muçulmanas que estavam sendo molestadas, e o hijab serviria para não serem confundidas como escravas ou prostitutas. No caso da opressão sofrida pelas mulheres, se dá ao fato da prescrição religiosa inquestionável estabelecida para usar o véu, algo que já foi usado como arma política para lutar pela liberdade e que resultou no fim dela.

Relação com o presente

A relação que faço é algo enfrentado frequentemente em nosso meio, se assemelha ao preconceito religioso, ou melhor, dizendo, intolerância religiosa que acontece no Brasil. A falta de informações a respeito da cultura que precede a religião, faz com que caímos na roda dos condenadores que generalizam e confundem a si mesmos. Um exemplo disso são as religiões de matriz africana que são endemonizadas, dados a mitos e preconceitos. Porém, tanto na religião islâmica que existem os radicais terroristas que mancham a imagem do islã, isso acontece em tantas outras religiões, sendo elas católicas protestantes, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com