TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO REFERENTE AO FILME: “AS BRUMAS DE AVALON" DIRIGIDO POR ULI EDEL

Por:   •  17/6/2019  •  Resenha  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG.

CENTRO DE HUMANIDADES-CH.

UNIDADE ACADÊMICA DE HISTÓRIA.

PROFESSORA: MARINALVA VILAR.

DISCIPLINA: HISTÓRIA MEDIEVAL OCIDENTAL.

ALUNA: AMANDA FABYELLY NUNES PIMENTEL.

RELATÓRIO REFERENTE AO FILME: “AS BRUMAS DE AVALON” DIRIGIDO POR ULI EDEL.

CAMPINA GRANDE

2018

        O filme em questão foi lançado em 2001 por uma coprodução entre EUA, Alemanha, e a República Tcheca, com o roteiro baseado no livro de mesmo nome, da escritora Marion Zimmer Bradley. Em seu início já deixa bem claro que irá narrar à história do Rei Artur, porém por outra perspectiva, a qual, segundo a narradora, que é a irmã do rei é a história certa.

        No filme, o conflito começa quando o rei da Bretanha morre e não deixa um herdeiro para manter a ordem, pois a região há tempos que não estava em paz com os bárbaros, principalmente os saxões, que estavam perseguindo tanto os seguidores da deusa, quanto os cristãos. Esses bretões que estavam em conflitos com os povos ditos por eles bárbaros eram originados dos celtas se levarmos em conta ao contexto real da região em questão. Os seguidores da deusa eram as pessoas que cultuavam a antiga religião, tida pelos cristãos como pagã. Essa antiga religião do filme também é ligado ao culto celta, com o culto forte a natureza deixado bem claro “A Deusa é tudo na natureza e tudo na natureza é sagrado” fala dita por Viviane, senhora de Avalon, que era a “casa” de origem da deusa e o local em que as sacerdotisas viviam. Como pode ser visto no filme, o cristianismo estava em seu início ainda e mesmo com todo o preconceito em cima da religião oposta, eles viviam em comum, pois até o momento o verdadeiro inimigo era os bárbaros. Mesmo assim as sacerdotisas e todos os poderes da natureza que elas possuíam, já eram visto como bruxaria e como algo ruim oposto ao Deus cristão.

        Para garantir a paz no reino e cumprir o destino, a Durquesa Igraine precisaria gerar um filho de outro homem, um homem com descendência de Avalon que era Uther Pendragon, pois o marido Gorlois era um cristão. De início ela se recusou, mas quando Uther foi escolhido como rei e o marido da duquesa tramou o seu assassinato. Ela percebeu que eles estavam ligados desde outras vidas e acabou o avisando da emboscada, então Uther matou o duque Gorlois e tomou Igraine como esposa. Assim ela engravidou de Artur. Igraine já tinha uma filha que é chamada de Morgana, ela como dito acima é a narradora do filme, ou seja, a vida de Artur é contada a partir da sua visão. Com esse breve relato do filme citado acima, é possível perceber que na antiga religião a ideia de outras vidas era cultuada, no que deu a entender, a duquesa e Uther se amava e iria continuar se amando em outras vidas, e em cada uma eles tinham um destino a ser cumprido, que no caso, agora era trazer Artur a vida para se tornar rei para manter a paz entre os reinos, e deixar que Morgana seguir seu destino como sacerdotisa para que quando sua tia Viviane morrer, ela se tornar a senhora dos lagos.

        Com isso, os dois irmãos foram levados do reino dos pais bem pequenos para treinamento, cada um para um lado, de acordo com seus destinos; Artur aprendeu a ser um grande guerreiro e Morgana uma grande sacerdotisa. Só vieram se encontrar anos mais tarde no ritual de fertilidade, quando os dois sem se reconhecer, se deitaram juntos. Após, Artur voltou ao reino e viu o pai morrer, foi quando ele invocou os poderes do céu e da terra para que o ajudasse, foi nesse momento em que a guardiã do lago a apareceu e ele a jurou lealdade com Avalon e foi capaz de retirar a espada excalibur.  Então, ele venceu a batalha, voltou ao reino onde se tornou rei e afirmou que no momento, todos poderiam cultuar tanto a Deusa, quanto o Deus cristão. Nesse momento Morgana também já tinha aprendido todos os conhecimentos e voltou ao reino para coroação do irmão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com