TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo Encontrando pais Negros

Por:   •  28/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL

Resenha do artigo “Encontrando pais negros: uma igreja, uma criança”

Aluno (a):

Trabalho da Disciplina: Desafios da Família na Contemporaneidade

Tutor: Prof. Carlos Eduardo Annechino M Migue

CASTANHAL

12 DE FEVEREIRO DE 2019

A presente resenha refere-se ao artigo “Encontrando pais negros: uma igreja, uma criança”, Número do caso C15-88-856.0, aborda um dos assuntos que mesmo com o passar do tempo ainda ocorre na atualidade. Em especial o caso concreto descreve a situação da adoção de crianças negras, uma vez que estas quando comparada os infantes caucasianos levam mais tempo a serem adotadas ou até mesmo não são.

O Texto logo no inicio explica acerca da não procura dos adotantes em adotar crianças negras, e portanto, há a necessidade de uma mudança no sistema para que isto não ocorra. A primeira solução dada teria sido a locação das mesmas em casas inter-raciais, ou seja, famílias brancas que não adotam, mas se comprometem com os cuidados da mesma, tal solução gerou revoltas na população negra por entenderem que os infantes negros não devem ser criados por brancos.

Ocorre que o governo se viu diante de uma situação difícil para solucionar, uma vez que os números de adotantes de comunidade negra era infame. Isso como dito no texto se deu até mesmo em razão do governo não saber lidar com o assunto perante essas comunidades, tendo em vista que os mesmos viam o governo na verdade como quem retirava suas crianças sem embasamento. Logo, quando o governo abordava acerca do tema adoção essas comunidades se sentiam desconfiadas e temorosas, pois entendiam que poderia haver outro interesse do mesmo e não somente o aumento das adoções.

Diante disso, como solução para tal conflito perceberam a necessidade de modificar sua estratégia. Como uma das primeiras mudanças buscaram atualizar seus cadastros com todas as informações aparentes separando as crianças disponíveis para adoção e por perfil. E também pediram ajuda das igrejas alocadas nas comunidades negras para que em conjunto através de programas conseguissem captar o maior número de famílias negras aptas a adotar, o que não foi um trabalho inicialmente fácil. Mesmo com o apoio da igreja ainda houve uma certa resistência das comunidades, e por isso outras medidas também foram usadas pelo governo como a retirada de burocracias no procedimento de adoção.

Paralelamente os agentes estatais que atuavam no programa enfrentavam outra questão que era o elevado custo do programa, embora o orçamento dado pelo governo fosse alto mesmo assim diariamente deveriam comprovar o retorno deste dinheiro. Assim como, que muitos outros setores do Governo não concordavam com essa atitude, pois entediam que boa parte das pessoas negras trazidas pelos pastores das igrejas eram ineptas para adoção.

Conclui-se então que embora não seja muito aceito atualmente não resta evidente a importância de se reconhecer que a atitude do agente de Estado Gregory Coler, embora muitas vezes até mesmo apelativas, buscou beneficiar quem realmente sofria com a situação exposta no texto, ou seja, as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (730 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com