TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renascimento Científico

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2












TRABALHO DE HISTÓRIA


















  Durante o Renascimento, ocorreu o Renascimento Científico, que se constituía na evolução e desenvolvimento científico.
 A partir dos estudos e descobertas de alguns cientistas, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento. Os cientistas mostravam que havia uma solução lógica para algumas coisas que a igreja dizia ser algo divino, e assim a igreja os acusavam de bruxaria, entre outras acusações a todos que diziam algo contrario as crenças e Dogmas que a igreja impunha na época.  
  Na astronomia, aturam dois cientistas de grande importância para a comprovação da teoria heliocêntrica, que estabelecia a quebra da antiga concepção geocêntrica que defendia que o Sol girava em torno da Terra. Nicolau Copérnico,
 considerado o “Pai da Astronomia Moderna”, passou vários anos atuando como professor na cidade italiana de Pádua. Copérnico revolucionou a ciência ao mostrar que a Terra gira em torno do Sol.  A Igreja ficou perplexa com essa teoria, pois, segundo seus teólogos, a Terra era plana, imóvel, o centro do Universo: o Sol girava em torno dela. Logo depois, Galileu Galilei comprovou essa teoria através de cálculos e do uso de um telescópio desenvolvido por ele mesmo, sendo então um dos fundadores da geometria moderna e da física. Além disso, aperfeiçoou o telescópio, inventou o microscópio com duas lentes e o compasso geométrico. Galileu também foi de grande importância para a realização de estudos que fundamentaram a lei da queda dos corpos.
Leonardo da Vinci, considerado um dos maiores nomes do Renascentismo , esse estudioso italiano contribuiu nesse campo da Física ,com a realização de experimentos relacionados à hidráulica e à hidrostática.
 Avançou em diversos estudos sobre a anatomia humana, e inventou o paraquedas, a máquina de voar, o submarino, o tanque de guerra, dentre outros. Retomando as teorias de Copérnico, Francis Bacon não só comprovou que os planetas giravam em torno do Sol, mas também demonstrou que a órbita deste, formava uma elipse, foi o criador do “Método Científico” (nova maneira de estudar a natureza), ele sistematizou o conhecimento humano, e foi considerado o fundador da “Ciência Moderna”.
  Isaac Newton ,considerado o “Pai da Física e da Mecânica Modernas”, do qual desenvolveu diversos conhecimentos nas áreas da matemática, física e filosofia natural. Estudou o movimento dos corpos propondo as três “Leis de Newton”.
  Johannes Kepler aprofundou suas teorias sobre mecânica celeste inspiradas no modelo heliocêntrico, apresentando estudos sobre as eclipses lunar e solar.
 
 
René Descartes considerado o “Pai do Racionalismo e da Matemática Moderna” e ainda, o fundador da Filosofia Moderna. Sua obra é o “Discurso sobre o Método”, tratado filosófico e matemático que propõe as bases do racionalismo.
 Ao invés de aceitar as divindades e Dogmas propostos pela igreja, esses cientistas acreditaram que o experimento e o uso de argumentos racionais pudessem revelar o estudo do mundo ao seu redor. Modificando assim a forma de obtenção de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com