TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renúncia De Jânio Quadros

Artigo: Renúncia De Jânio Quadros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 7

RENÚNCIA DE JÂNIO QUADROS

“Vare, vare vassourinha”, foi o tema de campanha de Jânio Quadros, apoiado pela (UDN) União Democrata Nacional, e seu vice João Goulart, com idéias e partido diferente.

Com o seu jeito inovador e populacional de fazer do seu governo uma política voltada ao interesse do povo, prometendo varrer a corrupção, equilibrar as finanças públicas e diminuir a inflação, conseguiu ganhar a simpatia de todos e vencer as eleições com um número de votos, que até então, não havia sido visto.

Mas após sete meses tomando medidas polêmica, acabou isolado do poder, sem aliados e sem força do congresso Jânio renunciou o cargo de presidência, afirmando que forças terríveis o fez tomar aquela decisão.

Assumindo a presidência o vice- presidente João Goulart que teve problemas com alguns setores da direita inclusivos os parlamentares e ministros militares, mas com um acordo instauraram o regime parlamentarista. A população disse não ao parlamentarismo e então através de um plebiscito, volta o presidencialismo.

Governado por Jango entre 1961-1964 e então acontece o que já estava previsto com a renúncia de Janio Quadros o país entra em grave crise institucional.

As novas formas de pensar e agir da sociedade

As transformações sociais são tão intensas, que assim como revolucionam pela informatização, fazem ressurgir fatos que pareciam esquecidos, anacrônicos. Os horizontes abertos pela globalização iluminam o presente e recriam o passado. A sociedade conta a uma mídia impressa e eletrônica, que transforma o mundo em paraíso das imagens, criam linguagens e formas de expressar. O país caminha para modernização, passando de país agrário, com a maior parte da população morando no campo a mudar-se para as cidades proporcionando um grande crescimento destas e se urbanizando.

Por tudo isto é que os anos 50 se caracterizaram por uma profunda modificação na sociedade brasileira. Surgiram na sociedade, inúmeras possibilidades de comunicação, de intercâmbio econômico e conquistas tecnológicas, entre elas a televisão.

O Brasil faz uma grande movimentação tanto na música quanto no cinema, teatro, sendo a Bossa Nova um grande exemplo desses movimentos. Nesta década o Brasil inicia os primeiros passos para entrar no caminho do desenvolvimento econômico. Foram anos de intensa movimentação política.

À medida que, busca analisar as dificuldades enfrentadas no cotidiano para alcançar participação política, passa por um processo de influências das instituições sociais e se revela nas dificuldades do uso da liberdade política para o enfrentamento dos desafios de uma realidade que avassala, destrói, cria e recria valores étnicos sociais e culturais.

Relacionando os fatos históricos do Brasil é possível ver que as formas de governo dos governantes democratas anteriores e atuais são políticas populacionais voltadas a manipular o povo. Enquanto é prometido banir a corrupção, usam esse meio de diálogo para se corromper, as novas formas de agir e pensar da sociedade a favor do seu próprio interesse. Os governantes buscam criar condições que nunca se resolvem, acenam para a sociedade, constantemente com novas perspectivas, aliam-se a setores sociais, partidos ou governos, mas definem as decisões do seu modo e interesses políticos. As massas sociais, e o povo são induzidos as diretrizes impostas pelos governantes.

De acordo com a revista veja, recentemente chegou ao Brasil 400 médicos cubanos e não puderam celebrar a saída da ilha nem desfrutar a plena liberdade concedida pela nossa democracia.

O programa mais médico (medida provisória MP 621/13) tem como principal objetivo alavancar a candidatura do ministro da saúde, Alexandre Padilha, ao governo de São Paulo pelo PT. De acordo com a visão da sociedade este ato foi um abuso de poder contra a constituição brasileira. Diante deste fato outras reivindicações e fez uma grande manifestação e vários meios de comunicação, entre eles a televisão (que por sua vez tem um grande poder sobre a maneira de pensar e agir das pessoas) para reagir e mostrar ao governo que

A censura

A censura no regime militar foi severa, o autoritarismo reinava, e a população era controlada pelos órgãos do governo. Os militares assumiram o poder através de um golpe após a derrubada do presidente João Goulart em 1964. Para se defender das idéias opostas os militares constituiu os atos institucionais. Esses atos deram condições aos militares de comandar o Brasil por 21 anos. Sendo que o marco da historia dos brasileiros que ainda hoje é lembrado com grande dor, devido às perdas daqueles que tiveram coragem e lutaram até a morte para fazer um Brasil diferente para as próximas gerações. Todos os direitos que eram garantidos pela constituição brasileira, foram cancelados de uma forma desumana. O que se opunha contra o regime era silenciado, através de torturas. Alguns foram exilados e muita gente morreu, lutando contra a ditadura militar.

Alegria, Alegria – Caetano Veloso 1990

Com os militares no poder a, em um regime político autoritário o cantor manifestava a sua discordância e resistência, mas a repressão aos meios de comunicação com idéias opostas ao regime era totalmente censurado, então o compositor usou uma linguagem por meio de metáfora, através da música para chamar atenção dos estudantes e dos intelectuais para lutar. Cada frase da melodia mostrava e orientava a maneira de driblar aquela situação.

Como medida a ordem era para todos os cidadãos portarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com