TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Fontes de Crescimento Econômico Caso Coreia do Sul

Por:   •  11/1/2021  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica - Fontes de Crescimento Econômico - Caso Coreia do Sul

A Obra utilizada para análise “As Fontes de Crescimento Econômico e Uma Análise Empírica da Economia da Correia do Sul escrita por Carlos Fernando Lapenda de Moura, Maria Gilca Pinto Xavier e Alexsandro Roberto da Silva publicada na Revista Contemporânea de Economia e Gestão vol. 9 – Nº2 – Jul/Dez 2011 aborda os principais pontos relacionado ao crescimento a longo prazo da Coreia do Sul.

O texto inicia-se contextualizando a ideia de crescimento e modelos econômicos, conforme citação, “crescimento é dado, por exemplo, pela acumulação de capital, pelas inovações tecnológicas ou pela elevação da eficiência do trabalho” e traz para o leitor o conceito de Capital Físico, Capital Humano e Tecnologia, desta forma, concretizado que para o crescimento econômico geral, não apenas da Coreia do Sul, existe uma ligação a investimento a longo prazo.

A análise do texto é sobre a Coreia do Sul e o crescimento econômico exponencial, partindo de um que era país pobre e para um crescimento elevado aos longos dos anos até alcançar o posto de uma economia desenvolvida. Houve um planejamento econômico para a produção de manufaturados para exportação, acarretou a industrialização guiada pelos conglomerados, elevado a produção da Coreia para outros bens e serviços. Além das taxas de investimento serem importante para crescimento, a capacitação do capital humano foi uma das prioridades do governo, altos índices de alfabetização e ensino superior da população. A partir de investimento e capital humano qualificado, a buscar por tecnologia é processo natural, dado ao ambiente proporcionado, na Correia não foi diferente, teve um grande avanço tecnológico.

O crescimento e história da Coreia do sul é realmente impressionante, mas a Coreia respondeu a um estímulo, pois com investimento existe o crescimento. O desafio para todas as economias desenvolvidas é continuar crescendo, após chegar ao patamar de desenvolvida. Os pontos fortes da Coreia foi o domínio da tecnologia e o investimento constante em desenvolver a tecnologia realizada pelo capital humano capacitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com