TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Introdução a fontes de informação

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Escola de Ciência da Informação

 

Danielle Teixeira de Oliveira

RESENHA CRÍTICA

Belo Horizonte

2015

Danielle Teixeira de Oliveira

RESENHA CRÍTICA

Resenha apresentada ao curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito de avaliação para aprovação da disciplina Introdução às Fontes de Informação.

Belo Horizonte

2015

Necessidades e uso de informação pelo indivíduo

Há menos de uma década, fonte de informação era sinônimo de formato impresso. A internet abriu um leque amplo na tipologia de fontes de informação. (TOMÁEL et al., 2001)

Essas fontes de informação poderiam ser: enciclopédia, tida como repositório do conhecimento humano e um recurso dinâmico de aprendizagem; o dicionário; as fontes biográficas; as fontes geográficas, constituídas de mapas, globos e atlas; e o jornal como fonte de informação noticiosa, vetor narrativo ideológico, documento histórico e veículo adequado as demandas específicas;

Além dessas, um pouco mais interativas, existem a televisão com suas funções informativa, formativa e de entretenimento e as instituições culturais encarregadas de reunir conjuntos organizados de registros: a biblioteca com sua característica de memória social da humanidade; o arquivo e o museu com seu papel pedagógico e de entretenimento. Todas elas fontes que tratam da informação organizada. (CAMPELLO, CALDEIRA, MACEDO. 1998)

Essas fontes de informação podem ser conhecidas através dos guias de obras de referência que são planejados e elaborados com a função de direcionar professores, pesquisadores, alunos e demais interessados em conhecer as fontes de informação publicadas em diversas áreas do conhecimento. (CUNHA, 2009)

Hoje em dia a definição de fontes de informação gira em torno de suporte eletrônico. A disseminação da tecnologia da informação vem transformando a totalidade das relações e os modelos políticos, econômicos e sociais a partir da segunda guerra mundial.

O formato eletrônico estará cada vez mais presente no cotidiano. Este boom da informação eletrônica demanda profissionais aptos para o desenvolvimento de serviços específicos de seleção, tratamento e recuperação da informação. (TOMÁEL et al., 2001)

Essa mudança de plataformas, do formato impresso para o mundo digital, requer bastante atenção e cuidados. A internet ampliou exponencialmente as possibilidades de lidar com as fontes de informação, tanto que existem algumas que até hoje não foram caracterizadas ou reconhecidas. É importante lidar com essa explosão informacional de forma delicada, de forma que haja qualidade nos estudos realizados, porque é sabido que devido à grande quantidade de informações já existentes e ainda das novas informações que chegam à rede a todo o momento é impossível que se absorvam todas elas.

A internet representa uma verdadeira revolução nos métodos de geração, armazenagem, processamento e transmissão da informação. A rapidez de distribuição via Internet é fator determinante para o crescimento exponencial da informação na rede.

Essa é uma grande vantagem ou desvantagem dependendo da intenção do usuário. Devido à abertura do sistema, qualquer pessoa pode colocar qualquer tipo de informação na Internet. Não existem avaliações prévias do que é disponibilizado. O acúmulo de informações sem relevância aponta para a necessidade de filtros que permitam a recuperação de informações de qualidade.

Nesse ponto é preciso prestar bastante atenção, a quantidade de informações não garante a qualidade das mesmas, pelo contrário, significa que existem informações de todo tipo, pode-se até dizer que a maioria é irrelevante aos interesses do usuário.

As fontes de informação disponíveis na Internet devem ser utilizadas com cautela. As selecionadas para uso devem ser filtradas por critérios de avaliação que analisem tanto o conteúdo, quanto a apresentação da informação.

Para a avaliação de uma fonte é imprescindível elementos como: clareza na apresentação e organização da informação, coerência com os propósitos do usuário que a busca, atualização e revisão constantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com