TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO SOBRE VIOLÊNCIA EM DEBATE

Por:   •  20/4/2015  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO SOBRE VIOLÊNCIA EM DEBATE

A autora Júlia Falivene Alves aborda o comportamento errado das pessoas diante do turbulento ambiente onde vivem, pois ao invés de buscarem soluções, elas fogem da violência  buscando suas próprias alternativas.

Vale salientar a importância mostrada no texto sobre combater de forma eficiente a violência através da luta por projetos educacionais e com a ajuda de uma política eficaz que traga mudanças sociais. Diante disso, é possível evitar pessoas oprimidas que reagem brutalmente pelo fato de se sentirem fracos perto dos poderosos.

A questão das diferenças individuais cria um confronto entre as classes mais altas e as mais baixas que não se relacionam entre si, em vista que, os mais ricos têm interesses em adquirir poder econômico e para os mais pobres sobra apenas a preocupação em manter a sobrevivência. Isso porque o espaço político difere a todos e delimita o seu nível de ação, então, é o poder político que gera a brutalidade dos fracos.

A autora procurou ainda comprovar que hoje a preocupação maior das pessoas é em ter bens materias e elas medem esforços na busca de uma relação afetiva com o próximo, com isso é criada uma barreira entre classes sociais  mostrando que apenas os interesses individuais  são importantes.

Sendo assim, diante dessas situações, a pessoa perde toda sua identidade, sua riqueza, sua razão e capacidade de ser melhor. Daí que surge a violência. Como podemos julgar alguém que rouba e dentro da cadeia vê seus pertences serem roubados sem ninguém ser punido por isso? O mundo induz o homem a viver assim e ele não consegue se livrar da brutalidade. O sistema não pode estimular a violência e tem que socializar os oprimidos criando centros de convivência que estimulam a auto – estima desenvolvendo o respeito pelo outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com