TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Nos Que Aqui Estamos Por Voz Esperamos

Monografias: Resenha Nos Que Aqui Estamos Por Voz Esperamos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

"Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos" Faz Poesia Com Imagens de Arquivo ao Contar a História do Século XX.

Infelizmente, documentários são filmes pouco divulgados comercialmente e com público bastante restrito. Muitos os consideram chatos, como uma reportagem cansativa e que nunca tem fim. Em alguns casos é verdade, mas na grande maioria deles, os documentaristas nos apresentam uma verdadeira obra-prima inspirada pela realidade, matéria-prima desse cinema de público seleto. "Nós que aqui estamos por vós esperamos" (1999), do diretor Marcelo Masagão, entra nessa lista de documentários marcantes que fogem da regra de simplesmente retratar a realidade, ele sabe que essa função é do jornalismo, ao cinema documental cabe interpretar e poetizar essa realidade. E é isso que ele faz, poesia. "Nós que aqui estamos por vós esperamos". Narra a história do século XX, o período de maior transformação da Humanidade. Utilizando imagens de arquivo que foram produzidas durante todo o século, em diferentes partes do mundo, o documentário cria histórias, personagens e situações que, mesmo não sendo reais, poderiam ter sido, narrando o contexto social, cultural e humano do século que mudou o mundo em alta velocidade.

O documentário nos mostra as mudanças nas formas de comunicação, os avanços tecnológicos e científicos após a invenção do telefone, do rádio, da eletricidade e da psicanálise. As mulheres conseguindo sua independência, sua inserção no mercado de trabalho, a mudança na forma de se vestir, passando a usar minissaias, os maiôs cada vez mais curtos, o consumo de álcool, de cigarro, sua conquista na vida política e na guerra, e após toda essa conquista, a depressão causada por pressão da sociedade. A mulher modificando seu papel social, deixando de ser apenas dona de casa. O ‘filme' mostra também a revolução industrial, tratando a efetivação de novos grupos de trabalhadores, que trocaram a vida rural pela urbana, deixando de ser apenas trabalhadores braçais e passando a ser “máquinas” da sociedade capitalista e como esses mesmos trabalhadores conseguiram adquirir bens de consumo, que inicialmente não era possível, por causa da falta de leis trabalhistas que garantiam uma jornada de trabalho e uma remuneração digna aos trabalhadores.

A maneira como o autor desse belíssimo documentário conecta essas imagens de arquivo (que não possuem nenhum vínculo entre elas) com as histórias que cria, transforma o documentário em uma poesia visual requintada, que expressa sentimento, anseios e verdades que também são nossas, afinal somos todos filhos e filhas do século XX. Documentários como "Nós que aqui estamos por vós esperamos", precisam ser vistos não por narrar fatos que dizem respeito a todos nós, mas por trazer à tona os sentimentos, anseios e medos que nos movem. Eles precisam ser vistos porque ao falarem dos outros, dizem muito sobre nós. Fazendo poesia com o passado, Masagão nos motiva a “sonhar o amanhã”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com