TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O DOCUMENTÁRO “NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS”

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA SOBRE O DOCUMENTÁRO “NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS” FEITO POR PEDRO HENRIQUE COSTA RIBEIRO

O documentário “Nós que aqui estamos por vós esperamos” é dirigido por Marcelo Masagão e relata o turbilhão de acontecimentos do séc. XX. Fazendo uso de imagens e vídeos da época, Marcelo mostra como guerras e revoluções afetaram o mundo.

O século XX para a Economia é considerado “o século”, já que nesse período tivemos duas revoluções (2ª e 3ª) além é claro das Guerras Mundiais que reestruturaram o globo. Nos primeiros minutos do documentário já aparecem imagens de elementos da segunda revolução como as máquinas nas linhas de produção, os jornais passando na prensa móvel e as máquinas a vapor. Só que o destaque fica por conta das imagens do Fordismo, mostrando a linha de produção e o quão intenso era o trabalho das pessoas na época, que trabalhavam cerca de 12 horas, inclusive aos sábados.

O crash da bolsa de 1929 e a grande depressão de 1930 também são magistralmente retratados no documentário. Temos a imagem de pessoas se servindo na rua, outras sentadas no desoladas. O impacto foi tão intenso nos EUA que um engenheiro aparece vendendo maçãs.

Apesar de toda a devastação causada pelas Grandes Guerras um aspecto positivo merece destaque: A ascensão social da mulher. O documentário nos mostra a mulher na produção bélica, no cinema e na rua lutando pelos seus direitos. Essa revolução atingiu vários cantos do mundo, vemos imagens de mulheres trabalhando na França, na Alemanha, na Rússia, na Inglaterra, no Japão e nos EUA. Também é abordado o pós guerra, onde vemos mulheres entrando em depressão com a volta de seu antigo cotidiano.

Outro ponto explorado nas imagens do documentário foi o impacto da invenções das revoluções industriais na vida das pessoas. Um paralelo interessante foi as imagens dos Gagarin, onde vemos o pai com um olhar maravilhado para um lâmpada que balança e em seguida vemos o filho se preparando para ir ao espaço. Em uma das cenas mais belas do documentário, vemos soldados próximos de um pequeno rádio ouvindo atenciosamente ao anúncio de retorno de algumas tropas para casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com