TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Ted Talk - História da Educação Brasileira

Por:   •  24/6/2020  •  Resenha  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE – SEMANA II

  1. Introdução

As Escolas Realmente Matam a Aprendizagem?

  1. Desenvolvimento da Resenha

Em sua palestra sobre “Escolas Matam a Aprendizagem” , Murilo Gun , comediante , palestrante e professor de criatividade fala que a escola tem um modelo industrial focada em somente dar informação e que ela traumatiza em relação a aprender porque passamos quase 2 décadas aprendendo na base da correção , na base do medo , na base da obrigação , sem prazer . Ele diz que aprender tem que ser um prazer , que deveria ser um prazer , e que nós nos acostumamos a não ser aprendedores e sim a ser apenas um estudante , e estudante é uma coisa que não necessariamente transforma e que podemos estudar , estudar , estudar e não aprender nada , temos que ser aprendedores e não somos porque frequentamos instituições de ensino e não instituições de aprendizagem que faria muito mais sentido . Ele fala também que na escola aprendemos respostas para os problemas , mas não aprendemos a arte de resolver problemas , o que é muito mais genérico e aplicável do que saber respostas prontas . A fala de Murilo Gun evidencia aspectos relevantes para a formação docente , as reflexões levantadas encaminham olhares para os desafios da escola enquanto ambiente de criação , levantando questões de um ensino tradicional que leva o estudante a uma postura passiva o humorista fomenta a discussão acerca dos métodos e objetivos da realidade escolar . Diante disso trata desses assuntos de forma bem humorada e crítica e ressalta a necessidade de novos rumos educacionais. O quesito que chamou a atenção foi o questionamento que Murilo fez no início “Quem aqui já terminou os estudos?” , a maioria ergueu a mão , independente de realidade o que lhe incomoda nesse conceito é a premissa de que os estudos terminam , e nos deixa a seguinte questão “Quem disse que os estudos terminam?” . Estamos em constante inovação e em tempos hodiernos onde a tecnologia é extremamente avançada tudo muda velozmente e é sempre necessário estudarmos porque conhecimento é poder e ninguém o tira de nós , é estudando que desenvolvemos capacidades mentais , praticamos nosso cérebro e encontramos soluções gerais para problemas específicos . Por essas e outras razões que os estudos nunca se encerram , estamos sempre evoluindo , nos aperfeiçoando em querer saber sempre além , temos ânsia em aprender . Proporia essa palestra á todos que são protagonistas da educação , pois eles podem transmutar a realidade dentro de uma escola , modificando - a para um ambiente onde se pratique a aprendizagem e nesse mesmo lugar instruir aprendedores para o triunfo . Essa palestra é significativa para nos fazer refletir sobre o que a escola de fato é , e como ela procede para com seus alunos e nos faz refletir em como ela seria sensata sem seguir esse modelo industrial e padronizado de ensino .

  1. Conclusão

Contudo , a palestra foi útil para entender nosso sistema de educação de uma maneira cômica , mas não propõe solução alguma , visto que , expõe críticas de Murilo Gun acerca dos métodos de ensino .

                                          Atividades

  1. Mudou minha forma de pensar sobre a educação que tive e como trabalharei lecionando no futuro.
  2. Me auxilia em pensar de maneiras e jeitos diferentes em como poderei ajudar meus futuros alunos para formá – los em aprendedores , sem carga de informações desnecessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (85.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com