TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Questionário história

Por:   •  8/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Questões

  1. Comente os fatores da Revolução de 1830
  2. Apresente os resultados dessa Revolução.
  3. Comente os fatores da Revolução de 1848.
  4. Apresente os resultados dessa Revolução.
  5. Considerando o movimento cartista inglês, responda:
  1. Quais as reinvindicações dos trabalhadores.
  2. Os resultados do movimento.
  1. O que foi a questão irlandesa?
  2. Comente o processo de unificação italiana e seus resultados.

Respostas

  1. Os fatores que geraram a Revolução de 30 eram: O voto censitário, privilégios do clero e da nobreza, restauração do absolutismo, presença de um governo elitista. Esses fatores geraram um descontentamento por parte dos liberais, estes que, por liderança do duque Luís Filipe de Orléans e da imprensa, mobilizaram a sociedade e, com a decisão de Carlos X, sucessor de Luís XVIII, de suprimir a liberdade de imprensa e conter as medidas de controle político, os populares se revoltaram com levantes e barricadas nas ruas de Paris lutando por mudanças.

 

  1. Carlos X abdicou do trono, exilou-se na Inglaterra, subindo ao trono Luís Filipe de Orléans, o “Rei Burguês”, este reformulou a Constituição de Bourbon, submeteu-se à Constituição, fortaleceu o Legislativo, aboliu a censura e determinou que a religião católica não seria mais a religião oficial do país, porém, manteve o limite censitário para o voto e para a candidatura a cargos legislativos, atendeu os interesses da burguesia e ignorou os do proletariado.

  1. Ausência dos direitos civis por parte do proletariado, condições precárias de vida e de trabalho, falta de emprego. Em consequência disso, em 1848, desencadeou-se um novo movimento revolucionário que contou com intensa mobilização popular e operária, e também com a adesão da Guarda Nacional.

  1. Luís Filipe abdicou o trono, causando um retorno do sistema republicano, este que proclamou o fim da pena de morte, e o estabelecimento do sufrágio universal nas eleições.
  1.  a) Reivindicavam o sufrágio universal, o voto secreto, o fim do critério censitário para votar e ser votado, a remuneração dos eleitos e eleições anuais.
  1. A regulamentação do trabalho infantil e feminino, a permissão de associações políticas e a jornada de trabalho de dez horas, foi um importante marco na organização dos trabalhadores, mas tarde, conquistou o fim do censo eleitoral para a câmara dos comuns em 58, e em 67 a ampliação do direito de voto, posteriormente, foi estabelecido o voto secreto e o direito de voto foi estendido aos trabalhadores rurais, em 80 foram oficialmente reconhecidos e foi regulamentada a duração da jornada de trabalho dos adultos e crianças.
  1.  Os irlandeses viviam uma relação delicada quanto aos britânicos, devido à sua submissão a estes, sob a alegação das diferenças religiosas e culturais, um grupo irlandês terrorista atua por meio de sequestros, assassinatos e outros atos de vandalismo que causaram uma tensa relação entre as autoridades britânicas e o país em questão. No entanto, a partir da década de 1990, o processo de integração das economias europeias, com o desenvolvimento da União Europeia, contribuiu significativamente para que essa guerra chegasse ao seu final, porém, mesmo com as tentativas de aproximação e o próprio enfraquecimento dos movimentos radicais, a questão irlandesa ainda sobrevive na ação isolada de pequenos grupos que se utilizam do discurso de violência e autonomia que se desenvolveu ao longo do tempo e apesar de uma ou outra manifestação, várias indicativas hoje, contribuem para que a questão irlandesa atinja o seu fim.
  1.  O movimento de unificação teve seu início na região mais desenvolvida da península itálica, a Piemonte-Sardenha, e não foi pacífico já o Império Austro-Húngaro não queria ceder os reinos controlados pelas famílias reais austríacas. O primeiro passo para a unificação se deu quando, com apoio de movimentos populares, liderados por Giuseppe Garibaldi, e de tropas francesas, os piemonteses entraram em guerra contra o Império Áustro-Húngaro e venceram, conquistando o reino da Lombardia. No ano seguinte, com apoio de movimentos populares, ocorreu a anexação ao Piemente dos reinos papais de Parma, Modena, Romagna e Toscana. Em 1860, tropas piemontesas e os "camisas vermelhas", liderados por Garibaldi, incorporam o reino das Duas Sicílias. Em 1861, os Estados Pontifícios foram anexados à Alta Itália. Formou-se assim o Reino da Itália. No ano de 1866, os italianos, com apoio da Prússia, anexaram o reino de Veneza que até então era governado pelos austríacos. Faltava apenas anexar Roma que era a capital do Estado da Igreja Católica e muito bem protegida por militares da França, porém, em 1870, a França entrou em guerra contra a Prússia, sendo que as tropas francesas instalada em Roma foram convocadas para a guerra e sem a proteção militar francesa, os italianos conquistaram a cidade, transformando-a na capital do Itália, que teve sua unificação concluída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com