TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo A Educação no Brasil em Tempos de Pandemia

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo A Educação no Brasil em tempos de pandemia

Mediação: Telma Bessa Com: Francisco Alencar Mota Diálogo realizado no dia 23 de junho de 2020, às 14h

A entrevista será feita com o Professor Dr. Francisco Alencar Mota, do curso de Ciências Sociais e Direito da UEVA, que abordará sobre a educação no país nesse momento tão delicado, que é a pandemia da covid-19. A professora Telma Bessa inicia os questionamentos sobre a questão de diversos grupos irem as ruas e levantarem a bandeira em favor do controle de conteúdo ensinados pelos professores, da proibição de promover discussões politicas na escola, defesa de valores morais de ensino. Movimentos estes, que segundo a professora, tem o tentado desprestigiar educadores renomados, como Paulo Freire, nessa perspectiva, a professora Telma, levanta o questionamento, sobre como o professor entrevistado vê as tendencias educacionais no país atualmente.

O professor Francisco Alencar comenta que a educação tem sido umas das áreas a mais sobre os efeitos da pandemia, apontando as inconsequências do desgoverno atual, propondo um “desmonte” do que já existe na Educação. Afirmando que a área vem sofrendo desde 2016, um forte sucateamento, causa das reformas antissociais e antipopulares, como a reforma do ensino médio, diminuição de verbas públicas, e entre outros. A Mediadora, menciona sobre Weintraub e o fato de sua instabilidade no governo do atual presidente. Segundo o professor, Weintraub foi o ministro mais visado pelas criticas feitas aos ministros do STF, e a gravação da reunião divulgada a imprensa pelo Supremo, sem qualquer apoio do governo. O que culminou em diversas críticas.

O entrevistado menciona também que o presidente associou o Covid-19 a uma “gripezinha”, tendo se apresentado varias vezes na televisão e nas ruas, como defensor da Cloroquina, aponta também que o presidente criou relações tempestuosas com as próprias comunidades cientifica nacional e internacional.

A professora que faz a entrevista, volta para a tecla da Educação, e indaga sobre como podemos pensar sobre a “pedagogia libertadora” de Paulo Freire no contexto atual. O professor salienta que a Educação Brasileira tem tido diversos avanços históricos, destacando a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei n° 9.394/1996), e com outras diversas ações que constituíram a Educação como direito, em especial a Constituição Cidadã.

O professor volta a mencionar que a partir de 2016, cabendo a expressão “Golpe de 2016”, onde opina que repudia, na qual, como a pandemia a educação toma outra direção rumo a “bancarrota”, que se iniciai no governo Temer, como os congelamentos dos recursos públicos sociais, como a denominada “PEC dos Gastos”.

Em relação as interrupções das aulas presenciais, o professor afirma que essas pandemias tem feito muito lembrar a gripe espanhola. Conta que a própria ciência foi surpreendida e há uma imensa correria em prol da vacina. Sobre os efeitos na Educação, o professor destaca que o tamanho desse problema depende de como cada país lida com ele, e desse modo, destaca a situação do ministro Henrique Mandetta que foi exonerado, logo no inicio da pandemia por prever que as mortes chegariam entre 100 a 150 mil. Em outras palavras, ele resume que: O Brasil é um exemplo a não ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com