TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Bruno Altshuler

Por:   •  16/11/2020  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

Curadoria, exposição e educação no museu de arte, Bruce Altshuler.

Fernando Giovanaz

O texto de Bruce Altshuler busca compreender a função das exposições museológicas a partir da relação, tensa segundo o autor, entre educadores e curadores. Centrando sua análise a partir da realidade dos Estados Unidos, país em que o autor atuou em diferentes instituições. Para compreender a relação o autor retoma a história dos museus, desde os gabinetes de curiosidades, transitando por diferentes períodos e as funções que estas instituições adquiriam conforme o contexto social de seu tempo. Dedica-se a descrever as diferentes formas de conceber as exposições a partir dos modelos britânicos, franceses e alemães e os seus reflexos nos Estado Unidos. Altshuer destaca a participação de John Damma no contexto estadunidense, que alegava que os museus necessitavam demonstrar seu valor prático para sociedade. Todas estas mutações geram, segundo o autor, o museu contemporâneo, que deve ser plural, para tal é preciso buscar o equilíbrio entre entretenimento e educação.

O contexto apresentado acima serve como plano de fundo o cerne do texto, a relação curadores e educadores, para o autor as duas partes precisam fazer concessões e repensar suas práticas. De um lado, Curadores precisam refletir acerca dos seus públicos e abrir mão de um academicismo exacerbado. Educadores precisar enxergar o público com um conhecimento prévio, em outras palavras, não subestimar o público. Tais ações são necessárias para que a colaboração deixe de ser ideal e torne-se prática, superando a retórica entre elitismo e populismo.

  • Esta relação tensa entre curadoria e educação poderia ser amenizada com o fomento de programas de pesquisa contínuos nestas instituições?
  • A diversidade da formação acadêmica dos profissionais da curadoria prejudica esta relação com a função educativa dos museus?
  • Levando em consideração o contexto social do Brasil, qual o papel da escola para a compreensão da arte?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com