TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capítulo 1 Do Livro Chash

Monografias: Resumo Capítulo 1 Do Livro Chash. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 8

CAPÌTULO 1

A ORIGEM

Dinheiro é um mecanismo engenhoso: permite que uma manicure compre pão sem fazer as unhas do padeiro. Dá pra resumir na palavra fé, de que você vai conseguir trocar papel em coisas para comer. Mas esta é uma noção incompleta.

Dinheiro só é digno desse nome quando obedece dois critérios:

1- Precisa ser uma coisa que todo mundo queira.

2- Não pode ser algo muito abundante, se não for escasso, não tem como valer nada, e se não vale nada não é dinheiro.

Pense na água, é uma coisa que todo mundo quer, cumpriu o 1° requisito, mas é abundante, não cumpre o 2°, é só ir a beira de um rio que pega o quanto quiser então não serve como dinheiro.

Pense na comida, aí a coisa muda, porque por um bom tempo na história, ela se encaixou nos dois critérios. Pois, não era e não é facil produzir comida.

Caçar então piorou.

Antes mesmo da existencia do ser humano, a comida servia como dinheiro,

Ex. Chimpanzés

Quando o ser humano apareceu na terra as coisas não mudaram muito, a 2 milhões de anos atrás, apareceu o “homo erectus” um humano de feições amacacadas, alguns desses saíram e foram viver no frio da Europa e evoluíram e se tornaram os neandertais. Os que ficaram evoluiram e se tornaram os “homo sapiens”. Nós.

Mas não foi fácil chegar até aqui, passamos por uma crise econômica a 12 mil anos atrás, e aprendemos a sobreviver. A crise econômica acontece quando nós não conseguimos produzir o que precisamos para manter nosso modo de vida.

Pouco antes dessa crise vivíamos em pleno aquecimento global. Geleiras deram lugar aos rios, paisagens brancas ficaram verdes, era um paraiso para os grandes predadores. O o homem se firmava como maior predador, tinha cérebro grande, fazia armas e isto fez com que ele se multiplicasse a vontade.

O mais interessante é que ele percebeu que podia cultivar seu proprio alimento, mesmo assim eram nômades, montavam acampamento aqui, ali, onde tivesse alimento.

A carne de gazela era alimentação principal, mas não saiam matando qualquer gazela, matavam os machos grandes que davam mais carne, e perceberam que um macho podia enseminava cerca de 100 fêmias, só mataram os maiores e só ficaram os pequenos, e esses seriam os que as femias rejeitariam em condição natural. E com esse cruzamento no final só restaram mini gazelas e não davam conta de alimentar um bando de humanos.

A era glacial voltou, plantas e animais morreram, a saisa agora seria usar a cabeça. Pensaram que tal ao invés de caçar as gazelas criarmos presas, matarmos os menores e deixar os maiores reproduzir, e plantar as sementes, e plantar muito para garantir o alimento de uma só vez.

Isto durou apenas 1000 anos e voltou o clima bom, viram que se plantanto tudo dava, continuaram e estamos até hoje!

Agora aqueles cruzamentos dos bichos mais carnudos e dométicos tinham muito mais calorias, produziam muito mais e graças a essa técnica de criação conseguimos chegar até aqui. Ex reportagem globo rural.

Com os vegetais não foi diferente, produziram vegetais que não eram encontrados na natureza, seleção genética para produzir mais comida em menos espaço.

E sem ter que passar o tempo caçando, a humanidade arrumou tempo para arrumar a escrita, a matemática, construir cidades, mais o seu legado maior foi que a agricultura criou o dinheiro.

DINHEIRO DE ARGILA

Essa idéia de que cada um tinha sua horta e seus animais não eram tão simples assim, o que a evolução na agricultura fez foi levardesigualdades sociais a um patamar inédito.

Numa tribo de caçadores os mais fortes levavam vantagens, caçavam de dia e comiam a noite e acordava para caçar de novo. Com isso não dava para acumular riquezas, mas, de certa forma sim! Armas melhores, prioridade na comida e de mulheres.

Mas as plantações mudaram esta história, quem tinha terras ferteis tinha o poder, quem não tinha estava na pior, com isso quem tinha trocava comida por trabalho.

Os fazendeiros tinham escravos que fermentavam seus vinhos, faziam pães, construiam casas e etc...

Por outro lado os que viviam correndo atrás de gazelas agora eram construtores, padeiros entre outras profissões especializadas.

Já imaginou sair pelas ruas com um saco de arroz ou feijão pelas ruas?

Os Babilonios resolveram este problema, criaram as cédulas e os bancos.

Não exatamente como o são, você depositava uma saca de arroz no armazem do Rei (banco) e levava um tablete de argila gravado o que você tinha deixado lá.

Daí a pouco começaram a usar estes tabletes para comprar coisas, era moeda de troca.

Era um esquema sofisticado pois até juros cobravam!

Era juro composto, 1% ao mês que no final de 12 meses não dariam 12% e sim 12,7% e que no fim de 20 anos daria não 240% mas, 989%, a curto prazo parece pouco, mas a longo prazo!

Não deixamos de ser Babilonios, uma carro que você compra financiado, um apartamento não é mera coincidencia.

OURO, PRATA E TABACO

O dinheiro de argila foi uma idéia genial, mas sacas de arroz, feijão e trigo, estragavam, e estes tabletes não mais nada.

O dinheiro tinha que ser algo mais durável, para a ocasião o sal cumpria este papel, pois era raro e todo mundo queria.

Não tinha geladeira, extrair sal era dificil, assumiu o papel de dinheiro, e até hoje seu patrão lhe paga com sal. (salario), os legionarios recebiam salario em sal e o nome ficou até hoje. E comida, tabaco e todos os alimentos que eram raros viraram de certa forma dinheiro, até que surgiu o cobre, o primeiro metal usado em grande escala pela humanidade.

Pois, este derrete em uma temperatura relativamente baixa, 1000°C, e então substituiu pedras e marfim na confecção de armas, eram bem melhores que as antigas, então quem tinha armas tinha poder, era só juntar uma gangue e sair tomando terras a força, mesmo em tempos de paz tinha seu valor na fabricação de panelas, caldeirões etc...

Tinha então uma coisa dificil de produzir, e que todo mundo queria, podia armazenar que não estragava, deu então a lógica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com