TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Historia

Por:   •  30/4/2016  •  Abstract  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo - Antiguidade Grega

Na Grécia de antigamente as cidades-estados no quais faziam parte de politica tinham religião e idiomas em comum. Os gregos chamavam sua pátria de héllas ou hélade sucessivamente os helenos e o restante de bárbaros que depois foram chamados de Graii.

A civilização Micênica, uma civilização de vários povos principalmente aqueus, com uma aristocracia militar onde o guerreiro tem sua  importância como exemplos disso são Agamenon, Aquiles e Ulisses que foram sitiar e conquistar Tróia, onde até  fim do século a Grécia passou pelo tempo obscuro graças a invasão dos bárbaros Dórios que os afugentaram muito a criar suas colônias que mais tarde se crescem o comércio. Naquela época ainda era vida rural e ao enriquecimento dos senhores deu -se a mudança de aristocracia proprietária de terras, no qual sucessivamente implanta-se o sistema escravista.

No período Arcaico sec VIII a VI a.C possui transformações como o advento das cidades - estados e  a criação de uma sociedade dividida em classes e a escravidão, o comércio chega as colônias grega, no qual no final do período temos várias lutas sociais que resultam no conflito entre a aristocracia rural e os setores do comércio em ascensão, as leis criadas por Sólon favorecem o acessos dos ricos comerciantes ao poder e no final do séc. VI a.C com as reformas de Clítenes dão inicio a uma nova ordem a democracia, nesse período aparecem os primeiros filósofos.

No período Helenístico sec. III e II a.C é a decadência política, pois como eram cidades estados possuíam rivalidade por poder influencia, podiam se unir como houve contra os persas ou travarem guerras entre si como entre Esparta e Atenas no qual saiu derrotada, a partir desta situação a macedônia se aproveita para conquistar as cidades gregas com Alexandre conquistando a Ásia e a África, formando um império. Paidéia significa primeiramente apenas a criação dos meninos, mas com o tempo a palavra se torna intraduzível,  a Grécia clássica é o berço da pedagogia, a palavra pedagogos significa literalmente aquele que conduz a criança, no caso deles o escravo que conduz a criança a escola, mais tarde os gregos são os primeiros a esboçar as linhas conscientes de ação pedagógica no qual influenciam por séculos a cultura ocidental.

Até o sec. VI a.C na Grécia a crença era pelo mítico ou sobrenatural no qual os deuses tem interferência em suas vidas, de forma poética são transmitidos em praça púbica por cantores ambulantes conhecidos como aedos e rapsodos. Homero no qual conta a guerra de Tróia (ilíada) e o retorno de Ulisses a Ítaca após a guerra de Tróia (odisseia), qual o relato mítico é que o herói vive da dependência dos deuses e do destino não tendo livre-arbítrio, porém nessa fase ser escolhido pelos deuses é sinal de valor. O milagre Grego alguns chamam a mudança de pensamento mítico para o racional e filosófico, porém foi se sucedido isso devido vários processos e a introdução de novidade na época arcaica como a escrita, moeda, lei ,pólis e o aparecimento do filósofo no qual resultou na visão de que o homem passa a ter do mundo e de si próprio. Uma nova concepção de virtude é feita diferente do valor do guerreiro belo e bom sendo ética e aristocrata agora é politica voltada para o ideal democrático da igual repartição do poder.

A Nova forma de filosofia Grega é centralizada em Sócrates, porém antes dele  (Pré Sócrates)houve os primeiros filósofos nas colônias gregas da jônia e na magna Grécia, separando o filosofia e o pensamento mitico.Durante sua participação (Sócrates ou clássico) e junto com seu discípulo Platão e posteriormente o deste Aristóteles e por fim (Pós Sócrates) com a morte do imperador Alexandre tem inicio ao helenismo e as correntes filosóficas dos estoicismo e do epicurismo.

Sofistas são sábios itinerantes que se encontram em Atenas e eram muito criticados principalmente por Sócrates e Platão a atitude intelectual dos sofista e por cobrarem muito bem por suas aulas. A diferença entre os dois tempos é que o Pré Sócrates ocupavam-se com a natureza e o sofistas já pela questão de moral e política.

Sócrates mesmo em seu tempo era confundido com os sofistas porém ele se opunha de maneira tenaz pois não aceitava a ideia de cobrar por suas aulas e discordava de como encaminhavam discussões. Sócrates pelo contrário quando procurado por jovens discutia suas questões em praças públicas , no qual fazia perguntas aos que julgavam entender de determinado assunto fazendo ficar sem saída e obrigando a reconhecer a própria ignorância, método conhecido como método socrático( método divido em duas partes ironia processo da destruição e descoberta da ignorância e a maiêutica construtiva e consiste em dar luz a novas ideias) por fim a sabedoria começa por reconhecimento do própria ignorância, Só sei que nada Sei. Seus diálogos tratam de questões morais como virtude, coragem, piedade, amizade e amor, no qual levou o homem a identificar o sábio e o homem virtuoso, fazendo se questionar com a educação a conhecimentos de si mesmo e de seus valores, no qual essa doutrina lhe rendeu inimigos pois foi acusado de corromper a mocidade a não acreditar no deuses da cidade e foi condenado a morte.

Aristocles é o nome de Platão, ateniense atraído por politica, teve seu primeiro projeto a alegoria da caverna, segundo relato homens se encontram acorrentados no fundo de uma caverna desde a infância de costa não podendo ver a entrada apenas enxergam o fundo, com a projeção das sombras das coisas que passam atrás deles, onde há uma fogueira, se um desses homens conseguisse se soltar para contemplar a luz do dia os verdadeiros objetos , quando voltasse para contar o que vira não mereceria crédito dos seus companheiros chamando o de louco, sendo analise de duas forma epistemológico pelo conhecimento ou politico. O homem que se liberta é o filósofo, atingindo o conhecimento quando a razão ultrapassa o mundo sensível e atinge o mundo das ideias. A conclusão disso é que Platão é o idealista e que suas ideias são mais reais que as próprias coisas. Na politica a ideia seria como influenciar os homens que não vêem? Platão cria um lugar que não existe onde sua ideia é ter uma cidade modelo onde todos recebem educação do estado, mesmo não sendo iguais a educação seria de acordo com suas posições na sociedade até os 20 anos todos recebem educação por igual, primeiro corte identifica pessoas com alma de bronze os agricultores, os outros continuam por mais 10 anos, quando o segundo corte com as almas de prata para se tornarem soldados e depois de muitos cortes chegar na alma de ouro que terão a arte de dialogar e filosofar aos 50 anos depois de séries de provas os aptos seriam admitidos no corpo supremo dos magistrados. Para Platão aprender é lembrar, a educação física proporciona a saúde perfeita, permitindo o conhecimento ao mundo dos sentidos e contemplação as idéias, as crianças aprendem o ritmo e a harmonia condição para alcançar a harmonia da alma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com