TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Idade Média

Pesquisas Acadêmicas: Resumo - Idade Média. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

A partir do século 10, os povos que não se encaixavam nesse esquema, que viviam de outras atividades, como comércios e negócios, começaram a morar no entornam dos feudos, nas áreas de passagem e de feiras.

A Idade Média foi o período intermédio numa divisão esquemática da História da Europa em quatro "Eras", a saber: a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

A partir do século V, os pensadores cristãos perceberam a necessidade de aprofundar uma fé que estava amadurecendo, com o intuito de harmonizá-la com as exigências do pensamento filosófico.

A partir do século IX, desenvolveu-se a principal linha filosófica do período, que ficou conhecida como escolástica. Essa filosofia ganhou acentos notadamente cristãos, surgidos da necessidade de responder às exigências de fé ensinadas pela Igreja.

No século XIII, Tomás de Aquino incorporou elementos da filosofia de Aristóteles no pensamento escolástico.

A questão chave que vai atravessar todo o pensamento filosófico medieval é a harmonização de duas esferas, a fé e a razão.

A maior parte da arte medieval que chegou aos dias de hoje tem um foco religioso — fundamentado no Cristianismo.

Com a invasão dos povos bárbaros em Roma, as pessoas foram para o campo, onde estariam mais seguras. Os grandes proprietários então, construíram castelos com grandes muralhas e segurança para se protegerem dos bárbaros.

Com a queda do Império romano, técnicas artísticas da Grécia antiga acabaram perdidas.

A pintura medieval passa a ser predominantemente, e as personagens retratadas eram pintadas maiores ou menores de acordo com sua importância. Esse caráter estilizado das obras do período é também entendido como um reflexo próprio daquele contexto cultural.

Os artistas medievais não estavam primariamente preocupados com o realismo, a intenção de passar uma mensagem religiosa pedia imagens claras e didáticas ao invés de figuras desenhadas com precisão fotográfica. Ao lado da pintura, a tapeçaria foi a mais importante forma de arte medieval.

A mais famosa tapeçaria medieval é o ciclo d' A senhora e o unicórnio.

As duas principais manifestações arquitetônicas, principalmente relacionadas à construção de catedrais, foram o estilo românico e mais tarde o gótico.

E por volta de 1100 d. C. ocorre uma revolução que combinou

renascimento urbano e comercial, ampliação de culturas e fronteiras agrícolas, crescimento econômico, desenvolvimento intelectual e grandes evoluções tecnológicas. Começam a serem abertas novas escolas ao longo de todo o continente, inclusive em cidades e vilas menores. Por volta de 1200 são fundadas as primeiras universidades – Paris, Coimbra, Bolonha e Oxford .

Começa um forte movimento de tradução de documentos em língua árabe e grega, que tornam o conhecimento do mundo antigo novamente disponível para os eruditos europeus. Tudo isso possibilitou um grande progresso em conhecimentos como a Astronomia, a Matemática, a Biologia e a Medicina.

Causavam espanto e admiração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com