TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Primeira República

Por:   •  11/12/2019  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

No inicio da primeira Republica, temos um dos eventos mais importantes do século, a abolição da escravidão (1888). Fruto de uma intensa mobilização popular que pressionou a monarquia brasileira a abolir o trabalho escravo no Brasil. Contudo, a abolição é carregada por uma porção de problemas sociais e étnicos que permeavam desde a primeira Republica até os dias atuais.

No final do Século XIX as Teorias Raciais vão ser introduzidas de forma intensa dentro do mundo intelectual brasileiro. O interessante é imaginar que esses pensamentos racistas, vão surgindo exatamente no fim do regime escravista brasileiro, servindo assim como combustível para alimentar e dar continuidade as diferenças sociais impregnadas na sociedade brasileira, desde a colonização. Além de nutrir a falta de oportunidade para os ex-escravos, deixando-os a mercê da criminalidade e dos “subempregos”. É consenso que essas ideias racistas vão surgir na Europa indo na contra mão do pensamento de igualdade, liberdade e fraternidade que estavam em voga desde a Revolução Francesa e que inspiraram movimentos libertários em todo mundo.

Os discursos racistas “camuflado”  de ciência foram disseminados no Brasil, pelos museus, institutos históricos, faculdades de direito e principalmente faculdades de medicina. Os meios de comunicação exerciam grande influencia na época, a exemplo do medico baiano Nina Rodrigues (que da nome ao Instituto medico legal, nos dias de hoje), que defendia a tese que a mestiçagem era um problema de “saúde publica”, contando ainda com o apoio da Faculdade de Medicina da Bahia ,que para eles o grande mal de nossa sociedade era a miscigenação, nossas doenças, casos de loucura e criminalidades eram todos frutos do cruzamento racial, corrigir esse erro era uma meta para fazer o país melhorar.

Além da discriminação racial, tínhamos os negros excluídos dos campos econômicos no país. A abolição, apesar de garantir a liberdade na forma da lei não garantiu aos ex-escravos e mestiços a inserção no mercado de trabalho livre. Desta forma vamos ver no inicio do Brasil Republicano uma alta taxa de negros enveredando para os caminhos da criminalidade ou em ocupações braçais desgastantes e com baixa remuneração, como a construção civil.

De modo geral percebemos que o interesse das elites e do governo brasileiro era excluir o negro do plano político, social e econômico. Para isso, utilizaram as Teorias Raciais e a imigração europeia, que era um processo de marginalização dos indivíduos .

É possível concluir, que a falta de políticas publicas efetivas no inicio da republica, causou mazelas que nos “perseguem” até dias atuais, onde o negro é subjugado, no cenário econômico e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com