TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre A Arte Gótica

Dissertações: Resumo Sobre A Arte Gótica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  1.996 Visualizações

Página 1 de 2

1 Arte Gótica

No começo do século XII, a arte Românica ainda era a predominante, mas já começava a aparecer mudanças que conduziriam a uma profunda revolução na arquitetura, principalmente na arte de projetar, e construir grandes edifícios.

Com mudanças no contexto histórico do período, como o crescimento do comércio, o êxodo rural, a valorização da burguesia e da mentalidade popular, refletiu de forma direta no meio artístico. Na Arquitetura houve mudanças que eram consideradas barbaras, elas passaram a valorizar a verticalidade, arcos e ogivas.

O aspecto mais importante do gótico nas construções era a abóboda de nervuras, pois deixa visíveis os arcos ogivais. Os vitrais, tornavam ambiente das Igrejas mais coloridos e sereno, reproduziam mensagens dos aspectos da vida humana mais valorizados da época. As esculturas estavam associada à arquitetura, nos tímpanos dos portais ou no interior das grandes Igrejas, exemplo disso era o Cavaleiro da catedral de Bamberg e o Nobre Uta da Catedral de Naumburg.

Os manuscritos ilustrados eram pinturas que contavam histórias, um exemplo é o manuscrito de Saltério Ingeborg. Pintavam por várias etapas na pele de cordeiro e a maioria continham textos, o processo dependia do trabalho de vários colaboradores, que ficou conhecido como iluminura. A grande característica que predominava na pintura era o indicio de realismo, o pintor mais importante era Cenni di Pepo, pois todo seu trabalho era influenciado nos ícones bizantinos, grande maioria de suas obras foram feitas para a Igreja de São Francisco, em Assis, mas em outros museus e igrejas da Itália também existem pinturas da sua autoria. Outro pintor importante era Giotto di Bondone, sua principal característica era a identificação da figura dos santos, com a de pessoas com aparências bastante comum. Esses santos com ar de homem natural, eram os elementos mais importante nas cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

RESUMO SOBRE ARTE GÓTICA: ARQUITETURA, PINTURAS, VITRAIS E ESCULTURAS. http://essaseoutras.xpg.uol.com.br/resumo-sobre-arte-gotica-arquitetura-pinturas-vitrais-e-esculturas/. Acesso em: 07 de abril de 2014.

HISTORIA DA ARTE. Graça Proença. Editora Atica. 1º edição. 6ª impressão. Pag. 72-91.

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »