TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre roma

Por:   •  11/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  1.242 Visualizações

Página 1 de 3

Passatempo

Pág. 129 e 130

Questão 2)

  1. Ao estudar a democracia ateniense você aprendeu que nem todos os membros da polis gozavam do direito à cidadania. A quem esse direito era negado?

Esse direito só era concedido aos homens atenienses, filhos de pai e mãe já ateniense. Ou seja, esse direito era negado a mulheres, escravos e também estrangeiros.

  1. Consulte à constituição brasileira e responda: no Brasil existem restrições aos direito da cidadania.

Sim. Esse direito é restrito a algumas pessoas, como por exemplo, os jovens menores de 16 anos e estrangeiros que não foram naturalizados no país.

  1. Em sua opinião, o direito à cidadania é suficiente para que todos os sedações brasileiros participem ativamente das decisões que envolvem os interesses coletivos? Justifique.

Não necessariamente. Pois os brasileiros em geral apresentam sua atividade política apenas na votação de seus líderes, ou seja, nas decisões que envolvem o interesse coletivo, suas opiniões podem não ser levadas em consideração. Cabe aos cidadãos escolherem seus líderes com sabedoria.

  1. Você considera a internet um espaço adequado para  prática da cidadania? Justifique.

Em partes. A internet oferece uma liberdade bem mais ampla para as discussões políticas, porém, eu acredito que não deve ser um espaço de tanto foco para esses debates, pois na internet as pessoas podem se equivocar quanto aos pensamentos em relação cidadania, ou seja, têm que ter uma visão ampla para discutir sabiamente essas temáticas, tendo como base os conhecimentos da realidade.

Questão 3)

  1. O texto nos permite afirmar que o que define a escravidão é a falta de compensação material pelo trabalho realizado? Por quê?

Não. O que define a escravidão se define pela qualificação (física, intelectual ou     aptidão par alguma área do conhecimento) dos escravos, em sintonia com a divergência entre os escravos, onde uns tinham uma situação social mais agradável que outros, o que os estimulava.

  1. Tomando por base as as informações do capítulo, explique em que sentido o escravo em Atenas se distinguia do hilota de Esparta. 

Em suma, o escravo de Atenas era propriedade de um senhor e podia ganhar alguma coisa enquanto, possuir bens e ter uma vida agradável. Isso não quer dizer que todos os escravos possuíam essas gratificações, mas era possível. Já o de Esparta, os Hilotas eram propriedade do Estado e sua condição de vida era péssima, sofriam várias opressões trabalhistas. 

 

Pág. 142 e 143

Questão 2)

        

  1. Que transformações ocorridas na cidade de Atenas entre o período arcaico e o clássico podem ter levado os atenienses a transferir a assembleia da ágora para a Pnyx?

Nas ágoras não aconteciam apenas essas discussões políticas, aconteciam muitas outras coisas como comércio, etc. Então foi necessário construir outro espaço dedicado exclusivamente a essas reuniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com