TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumão de antropologia

Abstract: Resumão de antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  Abstract  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMÃO DE ANTROPOLOGIA

Antropologia (do grego άνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento") é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.

História da Antropologia

A construção do olhar antropológico e seus principais debates. Embora a grande maioria dos autores concorde que a antropologia se tenha definido enquanto disciplina só depois da revolução Iluminista, a partir de um debate mais claro acerca de objeto e método, as origens do saber antropológico remontam à Antiguidade Clássica, atravessando séculos. Enquanto o ser humano pensou sobre si mesmo e sobre sua relação com "o outro", pensou antropologicamente.

Cultos Afro-Brasileiros

Os cultos afro-brasileiros são constituídos pela mistura das tradições religiosas dos povos africanos nagô, bantu, iorubá e jeje, trazidos como escravos para o Brasil, com elementos das tradições indígenas e do catolicismo. Proibidos de praticar sua religião, os escravos associam seus rituais e divindades aos rituais e santos da igreja católica, produzindo um forte sincretismo religioso.

Ateísmo é a ausência de crença em qualquer tipo de deus, muitas vezes se contrapondo às religiões teístas. Agnosticismo é a postura filosófica que afirma ser impossível saber racionalmente sobre a existência ou inexistência de deuses e sobre a veracidade de qualquer religião teísta, por falta de provas favoráveis ou contrárias. Deísmo é a crença na existência de um Deus criador, mas questiona a idéia de revelação divina.

Atualmente, as religiões monoteístas são dominantes no mundo: judaísmo, cristianismo e Islão juntos agregam mais da metade dos seres humanos e quase a totalidade do mundo ocidental. A Fé Bahá'í é uma religião monoteísta.

CANDOMBLÉ

Predominante na Bahia, o candomblé é a religião da nação africana Iorubá.

Xenofobia é o medo (fobia, aversão) que o ser humano normalmente tem ao que é diferente (para este indivíduo). Pode também ser definida por distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao que é desconhecido.

• Acrofobia - medo de altura.

• Ambulofobia - medo de andar

• Octofobia - medo do numero 8

• Zoofobia - medo de animais

Tipos de distúrbios sexuais

FETICHISTAS - Indivíduos que sentem atração sexual por objetos, tais como: sapatos, casacos de pele, calcinhas, cuecas, etc. Na presença de tais objetos essas pessoas se excitam e até se masturbam. Quando mantêm relações com o sexo oposto, alimentam fantasias com esses objetos durante o ato sexual.

SWING - É o sexo feito em grupo ou troca de casais.

OS EXIBICIONISTAS - São pessoas que fazem questão de mostrar seus órgãos genitais.

MASOQUISTA - As pessoas que caracterizam esse grupo adoram o sofrimento físico em seus corpos durante o ato sexual.

PEDOFILIA - Os pedófilos assediam crianças do sexo oposto.

A psicanálise define a pedofilia como uma perversão sexual.

Jeitinho Brasileiro

O jeitinho tem caráter universal, mesmo que alguns não o usem, são raríssimos os casos em que o desconhecem. Mas atinge todas as instâncias "do contínuo ao presidente.

Todos conhecem e usam o jeitinho, que é uma forma especial de resolver algum problema, situação difícil ou imprevisto. Todos usam, não importa quem, e não importam os parâmetros para se usar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com