TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA FINAL 7º SEMESTRE HISTORIA UNOPAR

Por:   •  29/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  9.432 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

licenciatura em historia

FRANCISCA MARTA DOS SANTOS SILVA

O MODO DE VIDA DOS POVOS INDIGENAS DO ACRE.

Em uma perspectiva de mudanças

[pic 4]

Cruzeiro do Sul-Ac

2015-05-08

FRANCISCA MARTA DOS SANTOS SILVA

O MODO DE VIDA DOS POVOS INDIGENAS DO ACRE.

Em uma perspectiva de mudanças

Trabalho apresentado ao Curso licenciatura em Historia   da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Produção do Conhecimento Histórico Escolar,Historia do Brasil Républica,Historia Regional, Seminario VII.

Prof. Cyntia Simioni França,Julho Zamariam,Taíse Ferreira da C. Nishikawa, Fabiane Luisa de Meneses Santos, fabiane Tais Musardo

Semestre:7º

Cruzeiro do Sul-Ac        

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................. 4 a 7

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................... 8 a 9

3 CONCLUSÃO....................................................................................................10

REFERÊNCIAS....................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei utilizar como tema, O modo de Vida dos Povos Índigenas do Acre, este tema irá abranger todo o contexto histórico e cultural das batalhas travadas entre índios e branco pela posse da terra e as constante buscas de seus direitos, como legitimos donos da terra. A importância deste tema esta associada nas novas abordagens da questão indígena e reside não só na identificação do índio como  minorias mas em seu direito à diferença, mas também em sua íntima associação com a questão ambiental. Diante do exposto com este tema poderei mostrar a sociedade escolar o quanto estes povos tem a contribuir para a nossa vida. Sendo que através desta proposta irei apresentar as alunos uma nova visao acerca da vida indigena diferente do conhecimento previo já formado que eles adquiriram durante a vida.

Este tema apresentado esta de acordo com a abordagem do conhecimento histórico para a educação básica visto que o mesmo consta nas proposta pedagogica escolar das escolas de Ensino Medido do Estado do Acre por se tratar de um tema regional o aluno poderá demostrar o seu conhecimento previo.

O tema escolhido para o aprendizado da História e Ensino, tem tudo a haver, poís esta  dentro do contexto relacionado ao conhecimento escolar sobre a história regional do estado,o mesmo esta bem definido pois  trata-se de um  tema  muito bom de estudar e se aprofundar  no ensino de história, ele e uma ferramenta indispensável ao tempo contemporâneo, tornando as aulas mais atraentes e significativas para alunos e professores, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem.  Como profissional esta abordagem acerca do tema escolhido irá ser de grande importância poís estou adquirindo novos conhecimentos sobre a vida indigena.

Este tema esta no nível de um projeto sendo possível executa-ló dentro da educação básica. Poís na educação básica precisa ser aplicados conteúdos de uma forma que os alunos possam compreender com mais facilidade o que esta sendo aplicado. Essa temática esta abordadas dentro do cursos, pois trata-se da história reginal de um povo.

Existem bibliografias e outros materiais que ajudam no acesso de informações para elaborações de projetos, estudos e dentre outro, pois a internet ajuda muito a tirar as dúvidas  que irão surgindo.

Nesta pesquisa irei utilizar como referencial teórico os autores : Antero Barbosa Antunes, Encadernado Estudando e Conchecendo a História do Acre 2ª Edição 2011 , 122 paginas.  e, Carlos Alberto Alves de Souza,História do Acre Novos Temas Nova Abordagem. 1. ed. Rio Branco-Acre: M.M.Paim, 1992. v. 1. 103p .Onde nos quais os autores abordam acerca da história do índio no Acre de forma clara e com detalhes que muito  erriquece os leitores com seus relatos acerca desta temática.

APRESENTAÇÃO DO TEMA:

A maior parte da população brasileira no século XVI eram os índios, no entanto com a chegada do homem branco os povos indígenas foram extintos por inúmeros fatores, como as doenças desconhecidas por elese de certa forma a escravidão, na qual foram submetidos. Podemos se citar como exemplo as tribos indígenas acreanas que passaram por grandes mudanças, desde o período de colonização até os dias de hoje.

Os índios no Acre representam 3,7% da população brasileira indígena. Esses povos possuem características semelhantes, como relacionada à alimentação e as atividades econômicas e esportivas. Apesar dos grandes problemas causados pelos Não-Ìndios às tribos, esses também organizaram algumas fundações, para que houvesse melhoria nas tribos indígenas.

Realizei esse trabalho com o objetivo de obter conhecimento das tribos indígenas do Acre, pois mesmo sendo uma pequena porcentagem da população brasileira, nos ensinaram alguns conhecimentos a respeito de sua cultura.

HÁBITOS DE VIDA DA POPULAÇÃO INDÍGENA

As populações indígenas do Estado do Acre vivenciaram, nos últimos cem anos, um processo histórico que promoveu profundas mudanças nos seus modos de vida. A chegada do não-índio foi sucedida por muitos conflitos e choque com as culturas aqui existentes. Muitas nações que antes existiam não existem mais, muitas línguas faladas não sobreviveram à ocupação não índia na região. No entanto, têm muito a nos ensinar, como os saberes e metodologias empregadas no uso dos recursos que a natureza oferece, sem ocasionar devastação; bons hábitos alimentares e o percentual geral das comunidades indígenas, como serão mostrados no decorrer do trabalalho.

Hoje o Acre abriga 15 povos indígenas, com idiomas de três famílias lingüísticas (Pano, Arawak e Arawa). Vivem em 186 aldeias distribuídas em 36 terras indígenas reconhecidas pelo governo federal, com extensão agregada de 2.439.982 quilômetros (14,6% da extensão do Acre), a maior parte delas já regularizada, em onze dos 22 municípios acreanos.

As tribos acreanas representam apenas 3,7% da população indígena total do Brasil. Apesar de constituírem uma pequena parte da população brasileira, as nações indígenas revelam diferentes costumes, crenças e organização social, mas a maioria dos grupos compartilha algumas características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com