TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução FRancesa

Por:   •  13/11/2015  •  Resenha  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 3

                              Revolução francesa

A Revolução Francesa é um dos grandes acontecimentos históricos que marcou a geração do Feudalismo pelo Capitalismo. É tradicionalmente utilizado para o inicio da idade contemporânea.

Foi no século XVI, que a França viveu seu período numa grande prosperidade, embora sua economia era predominada agrícola. Estimava-se que 85% de sua população na época vivia no campo. No ano de 1774, o país era governado pelo rei Luís XVI, longe dos interesses do povo ele governava o país bem distante. E com isso para manter seu palácio e a classe burguesa cobrava voltosos impostos da população mais pobre e assim a insatisfação era crescente.

Com isso o estado tinha como dificuldades a desigualdade social e políticas, ou seja, a sociedade estava dividida em três estações: o clero, a nobreza e o povo. Os dois primeiros mantinham o privilegio da época feudal como o direito de cobrar os impostos. Assim tinham vantagens também de não pagar tributos. Ao contrário do povo que não tinham direito algum.

Luís XVI, o rei tinha total poder no país tanto econômico, político e até na religião. O povo não tinha poder algum, não votavam e se quer podiam dar suas opiniões ao estado. E aqueles que se opunham contra o rei ou estado eram presos na Bastilha ou condenado à Guilhotina.

A população vivia numa condição precária e grandes partes dos Camponeses pobres que trabalhavam em latifúndios ou feudos nobres, grande parte do seu salário era revertido em impostos para manter a vida boa da nobreza e da Família real.

Relata-se que a revolução teve inicio quando Luís XVI tentou fazer uma busca da manutenção dos seus privilégios. Assim fez com que os nobres se juntarem a burguesia no que ficou conhecido como Revolta Da Aristocracia. Assim Luís XVI convocou a Assembleia Dos Estados Gerais em 1789 para evitar a revolução que já estava formada.

Foi no final do século XVIII, que vimos uma época de crise para os velhos regimes da Europa e seus sistemas econômicos o que gerou varias agitações na politica e até os movimentos coloniais em busca de suas autonomias. E essas agitações foram tão grandes, que alguns historiadores mais recentes falaram de uma ¨ Era das Revolução Democráticas¨

Hobsbawm relata também que a revolução francesa pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi bem fundamental do que os outros fenômenos contemporâneos com suas consequências mais profundas.

:Europa. (Não considerando a Rússia) e em segundo lugar, que foi diferentemente de todas as revoluções que a precederam e a seguiram, a uma revolução social de massa. E em terceiro lugar entre todas as revoluções contemporâneas, a revolução francesa foi a única ecumênica ou seja, suas forças armadas partiram para a revolucionar o mundo. E de fato conseguiram revolucionar com suas ideias.

Já para o historiador Modesto Florenzano, fala que o historiador Eric Hobsbawm, em que diz o assunto da historiografia da revolução francesa, diz que a luta da década de 1920 na União Soviética foi conduzida com acusações mútuas tiradas da revolução francesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com