TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial

Por:   •  17/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Tudo estava bem com a Revolução Industrial na Europa. Produção em massa, popularização de produtos e em muitos casos, do mau gosto também. John Ruskin não aceitava o mau gosto das peças produzidas em massa e a condições de trabalho dos artesões, ele defendia uma arte mais voltada à natureza. Já William Morris propondo a volta da tradição artesanal, Morris passou então a divulgar a importância da renovação da tradição artesanal para melhorar o design, William Morris criou uma empresa voltado para produtos artesanais que durou apenas 13 anos, as ideias de Morris deram inicio ao movimento das artes e ofícios (Arts and Crafts). Foi com esse movimento que se estabeleceu a prática de os artistas desenharem objetos para a produção em série pela indústria.

O designer na era Industrial foi trocado pelas maquinas trabalhando em condições deploráveis por conta da mecanização do trabalho, após o nascimento do Arts and Crafts a estética do design era voltada para a valorização do processo criativo, pensava no sentido da concepção de cada objeto. Era contra a ALIENAÇÃO AO TRABALHO, pois para ele o design tinha que se libertar do processo de mecanização industrial. O designer era mais voltado para o natural.

O designer seria também influenciado pelas inovações tecnológicas e os recursos energéticos.

William Morris defendia saudosismo da era áurea do artesanato na idade media e tenta repensar os limites entre a arte e o trabalho artesanal, visando ao combate da vulgarização dos conteúdos artísticos. Morris de uma forma radical dizia que o operário tinha que ser artesão e conhecer seu produto do inicio ao fim, Morris queria dar um basta a mecanização do trabalho.

O artesanato era mais voltado para o natural relembrando a arte da idade media, utilizando assim mais flores, folhas nas suas criações.

O Movimento Arts and Crafts foi o ponta pé inicial para o design como conhecemos hoje.

O design Artesanal tem um profundo conhecimento do ofício, criando assim um alto grau de pericia na execução e no acabamento artesanal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com