TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Inglesa

Ensaios: Revolução Inglesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

No século XVII, o absolutismo que vigorava desde o século XV na Inglaterra começou a entrar em conflito com o parlamento, gerando uma série de revoluções contra a monarquia e a favor de ideias de liberdade comercial plantadas pela burguesia. O absolutismo surgiu com a dinastia dos Tudor, com o rei Henrique VIII, responsável por várias guerras e guerrilhas que acarretaram em grandes despesas aos cofres ingleses. Devido a isso, o rei aumentou os impostos e confiscou bens da igreja, rompeu relações com o papa, criando sua própria igreja, a Igreja Anglicana, chamada também de Igreja Nacional da Inglaterra. Após a morte de Henrique VIII, em 1547, a coroa passou a ser usada por Maria Tudor, filha mais velha do rei. Maria governou no período entre 1553 e 1558, manteve firme o absolutismo no país e gerou crescimento econômico e territorial. Em 1558, Elisabeth I assume o trono inglês, mantendo firme a economia e o absolutismo monárquico. Para impor autoridade, Elisabeth fortaleceu a Igreja Anglicana, centralizou o poder na mão dos monárquicos, reduziu a ação do parlamento, unificou a moeda inglesa, manteve a produção de tecidos no país, proibindo em 1578 a exportação da lã e atacou navios inimigos com o apoio de corsários, piratas ligados à coroa, possuindo assim mercadorias caras, como ouro e prata.

A dinastia Tudor teve seu fim em 1603, com a morte de Elisabeth a qual não possuía herdeiros, sendo o poder destinado à pessoa que possuía parentesco mais próximo. O rei Jaime I, também rei da Escócia, criando a dinastia dos Stuart. Houve o fortalecimento do absolutismo e a perseguição aos calvinistas e católicos, Jaime colonizou uma região da Irlanda católica, tomando terras e repassando aos seus súditos. Necessitando de melhorias nas forças armadas para combater os não- anglicanos, solicitou ao Parlamento o aumento de impostos. O parlamento era composto de nobres e burgueses, estes insatisfeitos com a proposta, negaram o pedido do rei, que por isso, extinguiu Parlamento. Começou então a cobraça de taxas ilegais, e a represália aos opositores à coroa. Em 1625, após a morte do pai, assume Carlos I, que mantinha a cobrança de taxas antigas e desejava difundir o Anglicanismo por todas as regiões dominadas pela Coroa, mas a Escócia que era predominantemente presbiteriana, em 1639 invadiu a Inglaterra. Carlos recorreu ao Parlamento para conseguir apoio financeiro contra a revolta, então os parlamentaristas como troca de favores, decretaram a dissolução da Câmara Estrelada, um tribunal judiciário fortemente unido à Coroa, exigiram a prisão e execução de assessores do rei e criaram uma lei que vetava a decisão do rei de dissolver o Parlamento. Essas ações ajudaram ainda mais a criar conflitos entre os burgueses parlamentaristas e os monárquicos, que se transformaram em revoltas que desencadearam a Revolução Inglesa.

O primeiro conflito a existir foi a Guerra Civil, que surgiu em 1641 na Irlanda católica insatisfeita com a dominação inglesa e desencadeou devido a ações do rei Carlos I. O rei mandou prender parlamentaristas, que já irritados partiram contra as forças da Coroa. Do lado dos parlamentaristas estavam os burgueses, camponeses e pequenos proprietários de terras e ao lado do rei estavam as igrejas Católica e Anglicana. Um grande nome da guerra civil foi Oliver Cromwell, líder das tropas revoltosas que, por fim venceram a guerra. O rei foi decapitado em 1649.

Após o fim da guerra civil, Oliver Cromwell comandou a Inglaterra, implantando um regime republicano. A Inglaterra, Escócia e Irlanda foram resumidas a uma república, batizada em 1651 de Comunidade Britânica, que tinham seu mercado marinho movido por navios ingleses. Os holandeses, que eram parceiros comerciais da Inglaterra começaram a passar por problemas econômicos devido ao fechamento dos portos aos seus navios, decretaram guerra aos ingleses mas, foram derrotados. Richard, filho de Cromwell assume a liderança em 1658, após a morte do pai. Não conseguiu governar por muito tempo, passando o poder a chefes militares, abrindo assim espaço para a ação do Parlamento que em 1660, reinstaurou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com