TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Inglesa

Artigo: Revolução Inglesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Bruno Martins

Número: 03

Série: 8º ano A

Diciplina: História

Professor: Fábio José

Atividade

Tema: Revolução Inglesa.

1 - A mascara do "V" faz referência a que personagem histórico?

Descreva o personagem histórico, destacando a sua visão política, o grupo ao qual pertencia, seus objetivos e o contexto histórico da época.

Descrição:

Guy Fawkes nasceu na cidade de Iorque, Inglaterra, e se converteu ao catolicismo aos dezesseis anos. Como soldado era especialista em explosivos.

Também conhecido como Guido Fawkes, foi um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da pólvora", na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime V da escócia e I da Inglaterra e todos os membros do parlamento, durante uma sessão, em 1605, objetivando o início de um levante católico.

Visão política:

Guy Fawkes era um soldado, adulto, a caminho da meia idade, completamente insatisfeito com o rumo que a Inglaterra tomou: corrupção, aumento excessivo de impostos, perseguição aos católicos e depravação. O rei Jaime I abusava do poder e o povo sofria calado. A situação chegou extrapolar o limite do tolerável, mas o povo, oprimido, se mostrava apático, sem coragem para lutar.

Um corrupto incorrigível, o rei usufruía e esbanjava luxo com o dinheiro dos impostos (que aumentavam drasticamente a cada período de seu reinado) e não concedia direitos iguais a católicos e protestantes.

Grupo ao qual pertencia:

Guy Fawkes pertencia a um grupo provinciano de católicos ingleses, liderados por Robert Catesby. Os conspiradores do plano foram John Wright, Thomas Wintour, Thomas Percy, Guy Fawkes, Robert Keyes, Thomas Bates, Robert Wintour, Christopher Wright, John Grant, Ambrose Rookwood, Sir Everard Digby e Francis Tresham.

Objetivos:

O objetivo deles era explodir o parlamento inglês utilizando trinta e seis barris de pólvora, estocados sob o prédio, durante uma sessão, na qual estaria presente o rei e todos os parlamentares. Guy Fawkes, como especialista em explosivos, seria responsável pela detonação da pólvora.

Contexto histórico da época:

Todavia, mesmo com o fracasso da conspiração montada ao redor de Mary Stuart, os católicos liderados por Robert Catesby não desistiram de atentar contra o trono inglês.

Frustrados com a política repressiva antipapista do novo rei, Jaime I (filho de Mary Stuart, que ascendera ao reino britânico no lugar da sua prima de segundo grau, Isabel I, unindo assim as duas coroas, a escocesa e a inglesa, formando o United Kindom), que determinara a expulsão de todos os padres. Um reduzido grupo de conspiradores, chefiados por John Grandt, decidiu explodir o prédio em que se reunia o parlamento britânico.

A data escolhida por eles era exatamente o dia em que o rei estaria presente para pronunciar a fala da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com