TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ritos Corporais Naciremas

Pesquisas Acadêmicas: Ritos Corporais Naciremas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

Os naciremas apresentam ritos inusitados aos olhos da sociedade moderna, pois eles acreditam que o corpo humano é repugnante e que sua tendência natural é para debilidade e doença, sendo assim, para eles quanto mais rituais para a ‘limpeza’ mais sua fibra moral está em alta entre eles.

Por meados dos anos 50, o professor Linton chamou a atenção dos antropólogos para a cultura do povo Nacirema. Um povo norte-americano que vive entre o Canadá e o México. Ao certo ninguém sabe a origem desse povo, mas na mitologia deles um herói chamado Notgnihsaw deu origem a nação.

Sua cultura caracteriza-se em uma economia altamente desenvolvida, mas o foco cultural que chamou atenção do mundo a fora foram os ritos corporais desse povo, eles acreditam que o corpo humano tem uma tendência natural para debilidade e doenças e a única maneira de se salvar é através do uso de poderosas influências do ritual e do cerimonial.

Eles classificam os mais poderosos entre eles os que mais possuem santuários devotados a esse propósito na residência. A principal parte do santuário é uma caixa que se assemelha a um cofre onde ficam guardados os encantamentos e as poções mágicas necessárias para garantirem a sua limpeza diária. E essas poções são conseguidas através dos médicos-feiticeiros. Os naciremas guardam todas as substâncias que já foram usadas no cofre, nenhuma é jogada fora, pois para eles quanto mais substâncias guardadas no cofre, mais proteção será concebida a eles.

Os naciremas tem repugnância e fascinação a cavidade bucal, a boca tem uma influência sobre todas as relações sociais entre eles, assim sendo acreditam que se não fossem pelos rituais seus dentes cairiam, eles não teriam amigos e nem companheiros amorosos. No rito corporal diário é incluso o rito bucal, onde eles inserem um pequeno feixe de cerdas de porco juntamente com pós mágicos e fazem movimentos altamente formalizados, e uma ou duas vezes ao ano eles vão ao sacerdote da boca onde o mesmo alarga as cavidades que a degeneração possa ter produzido nos dentes e aplica o pó mágico, para o cliente do sacerdote o propósito é que ele tenha uma boca bonita para atrair mais amigos.

Outros rituais incluem a mulher colocar sua cabeça no forno por mais ou menos uma hora, os homens raspar e lacerar a superfície do rosto.

Em suma este povo é considerado masoquista aos olhos dos estrangeiros, antropólogos que foram estudar sua cultura, na minha opinião esse povo usa os artifícios que a natureza dá a eles para manter sua saúde, o rito bucal nada mais é que na nossa cultura o ato de escovar os dentes com pasta dental, a mulher colocar a cabeça no forno por mais ou menos uma hora para secar o cabelo, o homem raspar e lacerar a superfície do rosto é que ele está fazendo a barba, a crença deles na magia é muito grande,envolvem ritos, pós mágicos, mas não são coisas absurdas olhando por esse ponto de vista, eles estão cuidando da sua higiene e de sua estética corporal, o texto é muito interessante pois nos ajudam a conhecer a cultura de povos que são considerados primitivos, mas em relatos que ocorreram nos anos 30,50 e 70 pode se observar que eles são um povo altamente avançado,criando formas de viverem saudáveis e belos diante a cultura deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com