TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Dos Ritos Naciremas

Dissertações: Resenha Dos Ritos Naciremas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  13.713 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Ritos Corporais entre os Nacirema

A antropologia até hoje está familiarizada com os costumes dos diferentes povos, que até mesmo os mais exóticos não são assim tão surpreendentes. È o que acontece com os nacirema, um grupo norte-americano que foi alvo de estudos do professor Linton, e a maior questão apontada foi os ritos corporais feitos por esse povo, que traz arcas de masoquismo.

Apesar do que não aparenta ser, a cultura nacirema é baseada na economia de mercado, pois o povo em si dedica-se ao mercado, ao trabalho e aos desenvolvimentos de “remédios” exóticos que utilizam durante os seus rituais, uns ate mesmo tenebrosos por tanta tortura, e acreditem, as maiores são direcionadas ao sexo feminino.

Os nacirema tem uma grande preocupação com o físico e com a saúde, grande parte dos rituais deste povo, é destinada ao corpo, melhoras, questões de autoestima, e a cura de doenças, principalmente espirituais, pois para os nacirema, a possessão de demônios no corpo humano é possível, e destinado a acontecer desde pequeno.

Têm rituais entre os nacirema que são obrigatórios, como os com sacerdote- de-boca, que ocorrem a cada um ano, e o curioso é que o sacerdote para eles é como um dentista para nós, ir aos rituais é a mesma coisa que irmos a uma limpeza bucal, porem entre eles é algo torturoso, pois eles têm pavor e fascinação pela cavidade bucal, pois eles acreditam que há influencia sobrenatural, assim a “limpeza” é de grande tortura, com perfurações que machucam muito, mas para os nacirema, isto é normal e deve ser feito. Há também os ritos com os médico-feiticeiros, que são bem torturosos também, principalmente com as mulheres, pois são dedicados a estética pessoal da pessoa.

É importante ressaltar que cada nacirema também tem em sua casa, poções e encantamentos mágicos destinados a uma função, que são guardados em um cofre na parede como uma espécie de “santuário”, e logo abaixo deste cofre uma pia batismal onde os nacirema se banham com a água sacerdotal que se tornou através do ritual. As poções são adquiridas pelos médico-feiticeiros.

E por ultimo, há o doutor-bruxo, que para nós é como um exorcista. Ele tem a função de realizar os rituais para retirar dos corpos, principalmente das crianças, os demônios que se manifestam em seu corpo, e acreditam também que quando uma criança é possuída, foi porque suas mães desejaram-lhe aquilo. Os rituais são bem pesados e torturosos também.

Engravidar é como uma vergonha, então quando a mulher fica grávida, ela esconde até o nascimento da criança.

O povo nacirema obtêm costumes bem diferentes e exóticos, loucuras para nós urbanos, porém os costumes de um povo sempre será um absurdo para o outro, porém vai de cada um aprender a respeitar e conviver com as diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com