TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roma e a Educação

Por:   •  10/10/2015  •  Dissertação  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

ROMA E A EDUCAÇAO

Entre o mundo etrusco culturalmente rebuscado marcado pela valorização das artes, onde a vida e a morte ganham um sentido profundo e a organização politica estava focalizada nos sacerdotes. E o mundo grego, cenário de grandes transformações e tensões sociais e culturais que se desenvolvia de forma cada vez mais livre graças as suas colônias.

Roma, apesar de manter relações próximas com suas fronteiras, elaborou um exemplar de civilização próprio dotado de uma forte capacidade de expansão.

Em seu período arcaico Roma possuía uma civilização fortemente agraria marcada pelo intercambio de mercadorias agrícolas, a cultura daquele período estava também estreitamente ligada a terra as divindades estavam todas relacionadas à agricultura.

Ao decorrer de seu período arcaico Roma luta por sua autonomia em relação aos etruscos e desenvolvem sua capacidade  bélica, comercial e também sua consciência jurídica, é evidente a importância do papel da família colocada no centro da vida social.

Também no período republicano a família é dirigida pelo pai, que possui poderes de vida e morte sobre os filhos, ao pai deve-se uma postura de reverencia e temor ele pode governar seus filhos até mesmo em sua plena maturidade pode reconhecê-los ou rejeita-los. As virtudes indicadas aos jovens romanos e aos cidadãos em geral eram, por exemplo, o heroísmo, o desinteresse, o sacrifício e a moderação a dedicação à coisa publica também era considerada uma virtude é desta dedicação que deriva a capacidade bélica de Roma e sua coesão.

A base da educação romana teve seu inicio nas Doze tabuas onde estava configurado um modelo de  código civil caracterizado por relações sociais típicas de uma sociedade agrícola, como exemplar educativo  fixavam a coragem a firmeza e a dignidade como valores máximos.

Roma toma papel de protagonista politica do mundo mediterrâneo e depois médio-oriental graças a sua capacidade expansiva que também levou a uma subversão da ordem social cultural e educativa.

Roma passa a ter contato com o mundo grego e sua cultura e o mundo oriental, assim ocorre um processo de assimilação dessas novas culturas. A vida romana se ritualiza e adquiri características do mundo grego e oriental.

Na Roma arcaica a educação tinha um papel pratico familiar e civil com o objetivo de formar o civis romanus ,constituído em família, na qual o pai tinha papel central e a mulher era considerada a mãe da família sendo reconhecida como sujeito educativo responsáveis pela iniciação da educação  dos  filhos.

A educação das mulheres era voltada para formação de mulheres segundo o ideal romano uma mulher fiel e operosa dotada de um papel familiar educativo.

As crianças eram marginalizadas submetidas a uma vida precária, brutalizadas e violentadas se encontram entre o poder do pai e a formação ética da mãe como também submissas a vigilância dos pedagogos; elas entram em contato com as tradições romanas incorporando seus valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com