TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Análise de Livro Didático

Por:   •  23/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Marinho de Castro, Alex. RU 2092349

Polo Cruzeiro do Sul - Acre

Roteiro de análise de livro didático

Referência da publicação:

Facundes de Oliveira, Letícia e Alves, Alexandre Autores. Conexão com a História. São Paulo: editora Moderna, ano de publicação, 2016. 3 Ano do Ensino Médio.

INTRODUÇÃO:

O livro didático de História, Conexões com a História dos autores Alexandre Alves e Letícia Facundes de Oliveira, publicado no ano de 2016, o pais passava por grandes problemas econômicos e políticos de grande instabilidade social e econômica, onde a população por meio de protestos nas ruas e nas mídias digitais espoem seu descontentamento com a atual situação vivida pelo país.

ANÁLISE DO LIVRO ESCOLAR:

Após muitos anos de estudos e pesquisas os professores elaboraram uma obra muito elogiada em todo o pais, possui uma coleção de três livros lançadas pela editora moderna para o ensino médio, tendo assim sua edição 1, 2 e 3 todos declaradas em suas bibliografias. Nesta 3ª edição o livro mantem a proposta das demais edições anteriores, de uma obra moderna e atualizada que contribui para a formação de indivíduos críticos, atuantes e comprometidos com a edificação de uma sociedade mais igualitárias, tolerante e sustentável. Os autores expõem seus conhecimentos através de vários gêneros textuais e imagens, revela as distintas perspectivas pelas quais o passado pode ser interpretado, trazendo para a sala de aula a riqueza e a complexidade dos processos históricos.

O conteúdo é dívida em 12 capítulos, agrupados em quatro unidades. Unidade I – Um mundo Em Crise, Unidade II – Totalitarismo e Autoritarismo: A Caminho da Guerra Total, Unidade III – A Guerra Fria e o Conflito de Ideologias, Unidade IV – O Mundo Globalizado. A obra possui materiais complementares que ajudam a desenvolver as habilidades e competências que serão avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De forma que está em uma linguagem de fácil entendimento para que os leitores e alunos possam extrair todo o conhecimento nele contido.

O livro traz para a sociedade um entendimento novo ao mostra as relações entre as experiências das gerações passadas e o presente, no qual vivemos e atuamos, a disciplina histórica contribui para construir um futuro melhor para todos. Assim quando vivemos no passando de uma forma contextual, entendemos como podemos moldar o futuro da atual e das novas gerações, Se perdemos o vínculo com nosso passado ou criarmos representações distorcidas e ilusórios sobre ele, torna-se mais difícil tomar decisões conscientes O material didático leva esse entendimento aos leitores sobre as grandes revoluções e conflitos, as mudanças ao longo de uma época de muitas lutas para a conquista de direitos e de liberdades.

Como já citado anteriormente a material possui conteúdo complementar que traz muita informação não somente dos estudos de seus autores mais também de outros obras, diversos tipos de gêneros de textos introduzem fontes históricas para que o aluno e leitor entenda o contexto, relacione processos e registros históricos, com esses diferentes pontos de vista eles podem construir seu próprio conhecimento. Ainda pode haver pascerias com as demais disciplinas e direciona o olhar para as Inter-relações dos processos históricos, possui imagens detalhadas e com todas as informações em textos, com boxes com questões contemporâneas de como o tema e tratado atualmente. Existe ainda a seção controversa levanta debates a partir de textos de autores diferentes as questões de interpretação auxiliar na conexão entre o tema e o cotidiano e ajudam a turma a desenvolver uma visão crítica.

CONCLUSÃO:

O livro possui, um conteúdo amplo, que nós mostra várias formas de obter o conhecimento sobre o passado, são meios que leva a ter um analise consistente dos fatos assim nos dano a capacidade de ter nossa próprio conhecimento acerca da história do nossa sociedade com uma ótima apresentação de cada conteúdo e suas respectivas fontes não apenas expondo a obra dos autores mais a de outros autores e seus pontos de vista. Assim o entendimento dos fatos estudados e mostrado não somente como foi na época em que ocorreu, mais também o ponto de vista atual do assunto, o cotidiano e a visão crítica, as atividades valorizam o protagonismo dos alunos e desenvolve as habilidades de reflexão, argumentação e trabalho em grupo.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com