TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro para desenvolvimento da resenha crítica do livro DESENHO UNIVERSAL

Por:   •  26/10/2018  •  Resenha  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 4

Roteiro para desenvolvimento da resenha crítica do livro DESENHO UNIVERSAL

A questão da acessibilidade e do desenho universal torna-se imprescindível quando se busca a organização de espaços que atendam às necessidades dos usuários de forma universal. A internalização dos seus conceitos e das possibilidades de projetar ou adaptar aos ambientes a esses conceitos tem-se se verificado difícil em pessoas que não apresentam deficiências ou não vislumbram outras pessoas em situações de insegurança, desrespeito ou impossibilidade de desempenhar as atividades cotidianas. A vivência pessoal de situações que restringem a acessibilidade para todos é uma das modalidades de conscientização e levantamento de dados concretos para fundamentação de propostas de projeto arquitetônico de ambientes.

Arquiteta e representante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) na Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), é mestre em acessibilidade e desenho universal, e trabalha há mais de 25 anos na Prefeitura de São Paulo. Ministra aulas em cursos de extensão e outros regulares na área de arquitetura, mais precisamente voltados para preparar engenheiros e arquitetos à prática de projetos que conceituem espaços com foco no desenho universal e nas necessidades de possíveis usuários portadores de qualquer tipo de deficiência ou limitação física.

No IPPUC, em Curitiba, trabalhou como Arquiteta e Urbanista, ocupando vários cargos como Coordenadora de Projetos, Coordenadora de Política Urbana, Supervisora de Planejamento e a Presidência do Instituto, em exercício.

Em Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas, a autora Silvana Cambiaghi aborda questões para o futuro da arquitetura inclusiva no Brasil. O livro já é mundialmente difundido e preza pelo uso coletivo das edificações urbanas, deixando seu uso livre para todas as pessoas em suas diferentes situações, para que tenhamos um mundo inclusivo com cidades projetadas de modo que atenda a necessidade de todas as pessoas, independente de idade e condição física.

As questões de acessibilidade ultrapassam números e normas, e compreendendo as necessidades humanas e colocando em prática na arquitetura inclusiva, trazemos autonomia segura para os portadores de qualquer deficiência, sendo ela justa e sensata, de forma que atenda a todos.

O autor se baseou em testes e pesquisas realizados em espaços públicos e privados, vivenciando na pele as situações que o PNE enfrenta diariamente nesses locais. A partir dessas pesquisas foram pensados padrões que atendessem melhor essas necessidades, de forma a proporcionar conforto, ergonomia, praticidade e autonomia; Além de pesquisas embasadas em artigos já existentes no Brasil e no mundo, juntamente com a experiência vivenciada em diversas oportunidades da própria autora em seus trabalhos. O apoio do autor foi à norma de acessibilidade NBR 5090/2015.

É muito importante que a concepção de um projeto novo, ou a remodelação de um já existente, seja baseada na necessidade de atender a todos de forma igualitária, sem limitações, de forma a garantir a independência e acesso livre a todo tipo de lugar.  O livro é um manual sobre acessibilidade, dando ênfase a todos os tipos de locais e aplicações necessárias para uma boa convivência e circulação do portador de deficiência no meio urbano, em edifícios privados e na sua própria casa. É descrito detalhadamente as situações do dia-a-dia do PNE, as dificuldades enfrentadas por eles devido à falta de adequação das circulações e ambientes, mostrando padrões corretos para serem adotados e itens indispensáveis em cada parte; descrevendo os riscos e perigos de vias e locais não preparados para o uso dos mesmos, e isso envolve todo tipo de portador de necessidade, seja ela visual, auditiva, ou física...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com