TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rubem Alves

Casos: Rubem Alves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 4

Rubem Alves

"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos

fragmentos de futuro em que a alegria é servida como

sacramento, para que as crianças aprendam que o

mundo pode ser diferente. Que a escola,

ela mesma, seja um fragmento do

futuro..."

Pedagogo, poeta e filósofo de todas as horas, cronista do cotidiano, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros para crianças, psicanalista, Rubem Alves é um dos intelectuais mais famosos e respeitados do Brasil. Autor de uma vastíssima obra (a sua bibliografia conta já mais de 120 títulos), Rubem Alves é um dos escritores mais célebres da língua portuguesa.

Nascido no dia 15 de setembro de 1933 em Dores da Boa Esperança, uma pequena cidade do sul do estado de Minas Gerais, Rubem Alves, educado no seio de uma família protestante, muito cedo teve de se confrontar com a sua diferença. O destino inscrito na sua diferença leva-o, depois do Ginásio, a estudar teologia no seminário Presbiteriano do Sul, um dos mais conhecidos seminários evangélicos da América Latina.

Concluído o seminário, torna-se pastor de uma comunidade presbiteriana no interior de Minas e casa com Lídia Nopper, com quem teve três filhos, Sérgio, Marcos e Raquel. Depressa, porém, o pastor tomou consciência de que a sua ousadia evangélica o levava para terrenos difíceis.

"Eu achava que religião não era para garantir o céu, depois da morte, mas para tornar esse mundo melhor, enquanto estamos vivos. Claro que minhas idéias foram recebidas com desconfiança...” Rubem Alves em entrevista a Revista Veja.

Em 1963, viaja para Nova York para fazer uma pós-graduação. É aí que o Golpe Militar de 31 de março de 1964 o surpreende nas vésperas de conclusão do mestrado. Defendida a tese ("A theological interpretation of the meaning of the Revolution in Brazil"), regressa à sua paróquia, em Lavras, onde deixara mulher e filhos.

Neste período viveu sob o medo intenso da Ditadura Militar. Acusado de ser subversivo, foi listado injustamente entre pastores procurados pelos militares. Era o preço de pensar de forma não ortodoxa. Viveu o cansaço da tensão.

O exílio dura até 1968. Doutorado, volta ao Brasil para se despedir da Igreja Presbiteriana e experimentar o desemprego. Em 1969, uma Faculdade do interior (a Faculdade de Filosofia de Rio Claro) acolhe-o. Aí permaneceu até 1974, ano em que finalmente ingressa no Instituto de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde fez a maior parte da sua carreira acadêmica até se aposentar nos primórdios da década de 1990.

Bibliografia

Entre suas principais obras estão: O Enigma da Religião, Protestantismo e Repressão, O Suspiro dos Oprimidos, Variações sobre a vida e a morte, Pai Nosso, Tempus Fugit, O Retorno Eterno, Sobre o Tempo e a eterna idade, e os infantis A Operação de Lili, A libélula e a tartaruga, A Menina, a Gaiola e a Bicicleta, entre outros.

Crônicas

As contas de vidro e o fio de nylon, Editora Ars Poética (São Paulo)

Navegando, Editora Ars Poética (São Paulo)

Teologia do cotidiano, Editora Olho D'Água (São Paulo)

A festa de Maria, Editora Papirus (Campinas)

Cenas da vida, Editora Papirus (Campinas)

Concerto para corpo e alma, Editora Papirus (Campinas)

E aí? - Cartas aos adolescentes e a seus pais, Editora Papirus (Campinas)

O quarto do mistério, Editora Papirus (Campinas)

O retorno eterno, Editora Papirus (Campinas)

Sobre o tempo e a eterna idade, Editora Papirus (Campinas)

Tempus fugit, Editora Paulus (São Paulo)

Livros Infantis

A menina, a gaiola e a bicicleta, Editora Cia das Letrinhas (SP)

A boneca de pano, Edições Loyola (SP)

A loja de brinquedos, Edições Loyola (SP)

A menina e a pantera negra, Edições Loyola (SP)

A menina e o pássaro encantado, Edições Loyola (SP)

A pipa e a flor, Edições Loyola (SP)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com