TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Instrução Aprendiz

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  6.998 Visualizações

Página 1 de 6

À G∴D∴ G∴A∴D∴U∴

                     

Aug∴ e Resp∴ Loj∴ Simb∴

COLUNAS DE SALOMÃO, Nº 795

V∴ M∴

Ir∴ 1º Vig∴

Ir∴ 2º Vig∴

Past Master

Mm∴ Ii∴

OOf∴

Mm∴ Iir∴

S∴

S∴ S∴

Trabalho: Segunda Instrução de Apr M

Ir∴ Luís Fernando da Silva Nascimento

Seguindo em nossa 2° Inst∴, nós Aapr∴ Mm∴, seguimos às importantes observações:

Nosso T∴, onde realizamos nossos trabalhos, possui um formato quadrilongo, seu comprimento do Or∴ ao Oc∴; largura de N∴ ao S∴; sua altura da terra ao céu e profundidade da superfície ao centro da terra.

O nosso Teto, a “Abóbada Celeste”, semeada de estrelas e nuvens, no qual circulam o Sol, a Lua e outros Astros que se mantem em equilíbrio de uns sobre os outros.

Os TRÊS PILARES, representam, Sabedoria, Força e Beleza, ou seja, a JÔNICA, DÔRICA e a CORÍNTIA, consecutivamente.

O CAPITEL que descansa as três Romãs em Gomos floreados.

No PAINEL DO T∴ temos a Escada de Jacó, que simboliza o caminho para atingirmos o céu, o infinito e cada degrau representa uma das Virtudes que nós Mm∴ devemos galgar, buscando a perfeição moral, dentre outras virtudes, as três principais são a Fé, no G∴A∴D∴U∴, a Esperança e a Caridade.

A CRUZ, crença que reforça a nossa fé e nos habilita a subir o primeiro degrau.

A ANCORA significa que, quando passamos por momentos difíceis e aflitos, quando enfrentamos mares turbulentos em nossas vidas, devemos lançar a Âncora para ficarmos e não sermos arrastados pelas más correntes.

A LÂMPADA ANTIGA, o verdadeiro amor ao próximo, cuja pratica esta na disposição de auxiliar o semelhante, secretamente e sem humilhá-lo.

O DELTA LUMINOSO representa na Maç o Supremo Criador de todas as coisas, cujo olho luminoso é o Olho da Sabedoria e da Providência, que observa tudo que vê e provê.

O PAVIMENTO MOSAICO com os seus quadrados brancos e pretos representa a variedade do solo terrestre, simbolizando a união de todos os Mm, apesar de diferenças de raça, clima e opiniões políticas e religiosas.

A ORLA DENTADA que o cerca simboliza o princípio da atração universal em insistir a unirmos cada vez mais, nos mais variados níveis de convivência social, que seja em nossos círculos de amizade, de família ou de fraternidade em torno de nossa Loj. 

A CORDA DE 81 NÓS, simboliza a união fraternal e espiritual que deve existir entre nós, Mm. 

O L∴ da L∴ representa o Código Moral que devemos respeitar e seguir. Quando da cerimonia da abertura do L∴ e leitura de um trecho, espiritualiza-se seus presentes.

A ORLA DENTADA que o cerca simboliza o princípio da atração universal em insistir a unirmos cada vez mais, nos mais variados níveis de convivência social.

O ESQUADRO, a RÉGUA, o COMPASSO, o NÍVEL, o PRUMO, o MALHO e o CINZEL, utensílios fundamentais no meu trabalho de lavrar, esquadrejar, medir e polir a Pedra Bruta com a finalidade de transformá-la em Pedra Polida ou Cúbica.

A PEDRA BRUTA representa o “eu”, quando aqui cheguei com minhas asperezas sociais e morais, desde então, trabalho incessantemente para me tornar uma PEDRA POLIDA OU CÚBICA, ou seja, desvencilhado dessas asperezas, buscando e conservando virtudes e valores necessários para tornar o mundo justo e evoluído.

CONCLUSÃO:

À medida que evoluímos em nossa caminhada de progresso, vamos concluindo sobre pontos comuns de nossa  identidade, como a existência de um ser supremo a quem identificamos como o G∴A∴D∴U∴, que nos permite discernir com segurança o bem do mal, tendo como base uma sã moral.

Por isto, somos Mm∴, cuja moral se baseia no amor ao próximo, em utilização de um sistema de mistérios e alegorias.

Para melhor compreensão de tudo e para que não venhamos a nos prender em conclusões falsas e errôneas, exige a Ordem que o candidato seja um homem livre e de bons costumes.

Basicamente entendemos que todo o homem seja livre. Todavia, se ele está sujeito a entraves sociais ou se torna escravo de suas próprias paixões, deixa de ser senhor de sua própria individualidade e como tal, não pode assumir qualquer compromisso sério.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (456.2 Kb)   docx (369.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com