TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o Renascimento

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 03: “Esta ideia de Renascimento é um mito. ‘Mito’ é, evidentemente, um termo ambíguo e é aqui deliberadamente usado em dois sentidos diferentes. Quando os historiadores se referem a ‘mitos’, habitualmente falam de afirmações sobre o passado de algum modo enganadoras ou cuja falsidade se pode provar. No caso da descrição do renascimento por parte de Burckhardt, estes historiadores opõem-se aos viciados contrastes que ele estabelece entre o Renascimento e a Idade Média, entre a Itália e o resto da Europa. Consideram que são contrastes exagerados uma vez que ignoram as muitas inovações produzidas na Idade Média, a sobrevivência de atitudes tradicionais no século XVI e mesmo mais tarde, e o interesse italiano pela pintura e pela música de outros países, em especial os Países Baixos”. Peter BURKE. O Renascimento, p. 10.

 

• Tendo como base as reflexões propostas por Burke, faça uma reflexão sobre as principais características do período conhecido como Renascimento e da ideia atribuída àquele período da história como uma época de ruptura com a Idade Média.

O período denominado Renascentista, que teoricamente abrange os séculos XIV,XV e XVI teve seu berço na Itália, está ligado ao capitalismo mercantil, por isso ele atingiu os lugares em períodos distintos, foi um espaço temporal onde ocorreu um processo de erudição por parte das camadas sociais dominantes, no entanto a demasiada sociedade, não se rompeu com a Idade Média no que tange aos pensamentos, crenças e ideais bem tradicionais, ou seja, a ideia principal da obra de Peter Burke, é de que não houve uma ruptura radical na concepção da grande parcela social entre o medievo e a Era Moderna. O termo Renascimento foi criado pela historiografia iluminista no século XVIII, eles buscavam reestruturar a História, intitulando nomes a grandes períodos estabelecendo um certo juízo de valor histórico, como a denominação de Idade Média na qual as concepções acerca do período é de uma “idade das trevas”, já nos primórdios da era renascentista, foi denominado de Era Moderna, trazendo concepções de uma “época das luzes”, com o iluminismo, que dominou o mundo das ideias na Europa no século XVIII, transparecendo uma ruptura radical na mentalidade medieval, que de fato, demasiadamente não ocorreu.

O reavivamento da Antiguidade através de diversas frentes, mas principalmente a arquitetura, a escultura, a pintura foi um dos aspectos principais do Renascimento, porém, a pintura, não se destacou com a mesma natureza que as demais frentes, pois ela não resgatou a pintura da Antiguidade, pelo fato de não terem muito produção dessa “frente” resgatadas da Antiguidade, a arte da pintura no Renascimento tem desenvolveu técnicas em perspectivas, dando a ideia de algo real, mais próximo da realidade. No entanto, esse reavivamento da Antiguidade demonstra o quanto os homens renascentistas queriam estar longe da “Idade das Trevas”. Peter Burke na sua obra o Renascimento, pensa tal movimento renascentista italiano como um período de desenvolvimento gradual e contínuo, que busco se distanciar da Idade Média e se aproximar da Antiguidade, mesmo que vestígios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com