TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Dos Poetas Mortos

Dissertações: Sociedade Dos Poetas Mortos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

A comparação entre as obras de padre Antônio Vieira e Gregório de matos, mostra semelhanças, tais como a busca por aquilo que é sublime, divino, pois, como vimos o contexto histórico e a realidade brasileira a exaltação da vida divina. A partir desta análise, podemos inferir que a boa compreensão das obras de Gregório de Matos e de Padre Antônio Vieira necessita de uma compreensão bíblica por parte do leitor. Apesar de não ser indispensável, tal conhecimento auxiliará o leitor, na compreensão literária, conhecimentos que extravasem a pura leitura.

O presente estudo, ainda que superficial e potencial, demonstra que a presença de um fundamento e conhecimento bíblico são constantes nas duas obras, apesar de, em Gregório de Matos, encontramos algo que une um propósito de criticar a religiosidade e na obra de Antônio Vieira, como era de se esperar, a palavra de Deus é usada como reafirmação da palavra do próprio autor.

Antônio Vieira escreveu muitos sermões, dentre os quais se destacam: sermões da sexagésima, em que discorre sobre a arte de pregar; sermões de Santo Antônio aos peixes, em que se trata da escravidão do indígena, além de muitos outros. Deixou ainda uma grande quantidade de cartas, que são documentos importantes para o estudo da época em que viveu, e as obras História do futuro e Esperanças de Portugal.

Gregório de Matos é o maior nome da poesia barroca brasileira. Não teve nenhum livro publicado em vida. Depois de sua morte, os manuscritos encontrados foram sendo publicados em diferentes coletâneas, sem nenhum rigor crítico.

suas poesias amorosas e religiosas, que revelam influência dos barrocos espanhóis, despertaram inicialmente a atenção da crítica, mas hoje sua produção satírica, escrita em linguagem debochada e plena de termos de baixo calão, também vem sendo valorizada por apresentar um documento do ponto de vista sociológico e linguístico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com