TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sumerios Escrita e Patrimônio

Tese: Sumerios Escrita e Patrimônio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2014  •  Tese  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Os Sumerianos foram os primeiros povos a habitar o que conhecemos como Mesopotâmia, atual Irã e Iraque (4000 e 1950 a.C.), geralmente são considerados a civilização mais antiga da humanidade e não são de grupos semitas. Começaram se desenvolverem no sul da região (Caldeia), nas margens entre o Rio Tigre e o Rio Eufrates. Esses povos já eram nômades, e eles saem do que hoje é atual planalto do Irã. O motivo de saírem dessa região e se deslocarem até a Caldeia, ainda é ignorado, mas provavelmente foi devido à falta de comida na região que se estabeleciam. A sua fixação entre as margens dos rios, é logicamente devido à fertilidade da terra e a abundância de água, permitindo o seu desenvolvimento.

Esses povos nos deixaram uma rica herança e legado, havendo uma enorme influência que foi passando de geração a geração, nação a nação. Por exemplo, as técnicas de agricultura e caça, e a própria escrita, entre outras varias heranças importantes. São os responsáveis pelos primeiros templos e cidades-estados com uma constituição e leis.

Existem muitas e incontáveis especificações para demonstrar o que realmente foram os sumerianos. Pois mesmo sendo a primeira civilização, eles também são os mais importantes da história da humanidade, no qual se revoluciona a história.

Escrita e Legado

A lingua e a escrita sumeriana é uma lingua extinta, ela é da familia da “linguas isoladas”, ou seja, sem parentesco com outras linguas da região, no caso as linguas semiticas (aramaico, hebraico, arabe).

O sumeriano é a primiera e a mais antiga lingua humana e escrita conhecida, sendo aproximadamente de 3000 a.C, sendo responsável pelo fim da Pré-História e o início da História. O seu sistema de escrita, é o sistema cuneiforme (em forma de cunha), eles usavam estiletes para escrever, e assim quandos eles empurravam o barro numa base ou tabua de argila, ficavam em formas de cunhas, que mais tarde era exposto ao sol para secar e endurecer ou também às vezes era levada ao forno. Este sistema foi usado em toda a Mesopotâmia e povos da região, inclusives os acadianos quando invadem e conquistam a Suméria adotam este sistema. A escrita sumériana inicialmente é pcitográfica, onde cada objeto representado expressava uma idéia, mas com o tempo foi ficando mais praticas, simples e abstratas, chegando ao que conhecemos como cuneiformes. A sua invenção ficou a dever-se às necessidades de administração dos palácios e dos templos. Quem tinha a função e dominava a escrita eram os escribas, poucos tinham o privilégio de escrever na Suméria e em todo mundo antigo.

Os tipos de textos sumérios conhecidos são cartas pessoais ou de negócios, como receitas, leis, transações, registros (cobrança de impostos, registro de cabeças de gado, medidas de cereal, etc.) vocabulários, hinos e rezas, textos científicos incluindo matemática, medicina, astronomia, encantamentos de magias, provérbios, mitos e contos (epopeia de gilgamesh), sendo então a literatura mais antiga da história.

Por ser uma língua morta, a pronúncia não se sabe como era feita, o mais próximos que se pode chegar do sumeriano e que é usado, é a língua persa antigo, devido a influencia e herança literária sobre os acadianos, babilônicos e o Oriente Médio em geral.

O legado sumério é uns dos mais importantes na história da humanidade, sendo uns deles, a própria escrita. Mas não foi apenas isso, há inúmeras invenções, como a roda, que foi muito útil para facilitar os trabalhos e para o uso militar, onde eles as instalavam em carros, que eram puxados por animais. O domínio do bronze é outro legado importante, pois eram usados na moldagem de armaduras. Eles também inventaram os barcos.

Os sumérios desenvolveram diques e barragem diante dos rios, para evitar enchentes e inundações, e ainda escoavam a água através de canais para as lavouras facilitando o seu desenvolvimento.

Também construíram sistemas legais e administrativos com cortes judiciais, prisões e fundaram as primeiras cidades-estados.

Em termos de engenharia e matemática, os sumérios com certeza são os pioneiros, pois com a escrita, possibilitou que eles armazenassem conhecimento e passassem a diante. Por outro exemplo é que os sumérios foram os primeiros astrônomos, e eles foram os responsáveis das construções de zigurates, que era usado para reverenciar os deuses e reis.

E os sumérios, foram os primeiros a domesticar animais e plantas, se acomodando em um local fixo. Com isso animais e plantas são criados e cultivadas em grande escala para a época, e aprimoraram técnicas de caça. Esse povo, com suas invenções e inovações, são os mais importante da história.

Economia e Sociedade

A economia Suméria estava baseada principalmente na agricultura, o que levou os Sumérios a desenvolver diversas tecnologias para ajuda-los a produzir mais alimentos. Entre essas tecnologias estão os diques as barragens e um engenhoso sistema de canais, que ajudava na irrigação dos campos. Além de plantarem, os Sumérios também criavam diversos animais como bois, carneiros, burros patos e outros. Além disso, também tinham uma atividade pesqueira intensa.

Mesmo sendo independentes umas das outras, as cidades Sumérias tinham muita coisa em comum, como por exemplo, a organização social da vida. Cada cidade possuía um palácio onde moravam o rei e sua família, esse rei tinha poder sobre as terras, além disso, o rei era considerado também um intermediário entre os homens e os Deuses. Logo após o rei vinham os sacerdotes, que administravam os templos e tinham muitas terras. Esses eram os dois principais poderes governantes da civilização Suméria, no entanto, existiam ainda outras classes como a aristocracia os camponeses e os escravos. Veja abaixo a divisão da sociedade Suméria.

PATESI (REI): Representava uma divindade, e era o chefe político e religioso da cidade.

CLERO: Eram os responsáveis pelos templos e suas propriedades, detinham um grande poder, tanto de terras quanto de influência.

Os sacerdotes exerciam grande influência na vida das pessoas

ARISTOCRACIA: Eram os nobres, tinham grandes propriedades, e exerciam o domínio sobre muitas pessoas.

Os nobres cuidavam dos interesses do estado, sempre o apoiando.

CLASSE DOS TRABALHADORES: Era a classe dos fazendeiros, barqueiros, criadores de gado, artesãos, comerciantes etc. Constituíam a maior parte da população das cidades.

Estandarte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com