TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sítios arqueológicos na costa central de Santa Catarina

Artigo: Sítios arqueológicos na costa central de Santa Catarina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Artigo  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

AS REPRESENTAÇÕES RUPESTRES DO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL

Novos sítios evidenciam que ainda existem áreas que possuem alto potencial arqueológico para o estudo de gravuras rupestres, que no futuro poderão ampliar o quadro atual de regiões com estes registros em Santa Catarina.

As representações rupestres em Santa Catarina estudadas, estão servindo de identidade visual para entidades locais.

AS GRAVURAS DO LITORAL CATARINENSE

A maioria dos sítios do litoral central catarinense está em ilhas, na costa rochosa (costões) que serve de suporte as gravuras, isoladas ou agrupadas em conjuntos gráficos, painéis e dispositivos parietais. Os sítios estão em diques de diabásio, geralmente em falésia composta, plataforma de abrasão, fenda ou pontal rochoso. A temática é geométrica, além de representações humanas esquemáticas. A técnica de confecção predominante é o polimento. Após o reconhecimento das gravuras rupestres pela comunidade científica, nos anos 70,

André Prous e Walter Piazza descreveram os sítios de representação rupestre com base nesta última publicação de Rohr, os autores dividiram as gravuras em quatorze tipos característicos: dois antropomorfos e 12 geométricos, demonstrando a dificuldade de se chegar a conclusões, já que consideraram cada ilha como um todo, não trabalhando com os painéis de forma isolada.

Em caráter de levantamento entre 1987 e 1989, o projeto “Povoamento Pré-Histórico da Ilha de Santa Catarina” buscou um novo cadastramento com informações atualizadas dos sítios arqueológicos correspondentes as ocupações pré-históricas, sendo registrados novos sítios de representação rupestre.

Os trabalhos de Aguiar apesar de apresentarem bons resultados no registro das gravuras, retomam as explicações realizadas durante o PRONAPA; o autor leva em consideração as representações humanas para elaborar três fases cronológicas: sambaquiana, cerâmica e final.

Atualmente, existem registrados oficialmente 30 sítios arqueológicos no litoral central catarinense, entre Porto Belo e Garopaba.

Os limites geográficos das representações, a utilização da simetria na construção de formas específicas e a utilização dos diques em fsemântico de populações pré-históricas, circunscrito por uma faixa de maior ocorrência de ilhas costeiras, área que hoje corresponde ao litoral central catarinense. Desta maneira, podemos dizer que entre Porto Belo e Garopaba existiu um território rupestre. Isto significa que as representações rupestres operavam, de certa forma, como um código visual de um grupo cultural específico. Esta unidade estrutural entre os sítios estudados, mesmo sem podermos adentrar ao significado das representações rupestres, indica que estes espaços articulados eram para seus executores parte de seu território (Comerlato, 2005: 134).

Existe uma unidade geográfica, gráfica e tipológica que permite dizer que as representações rupestres estudadas fazem parte de um mesmo sistema de representação, em que seus executores imprimiram em cada local uma maneira particular de criar o seu espaço gráfico, sem perder a regularidade inerente à aplicação de um código visual comum às populações de pescadores pré-históricos que habitaram o litoral central catarinense alíneas rochosas marcam a construção de um espaço.

AS GRAVURAS RUPESTRES DO PLANALTO SERRANO CATARINENSE

As representações do planalto apresentam-se em grutas (arte parietal), em abrigos sob rocha e ao ar livre (arte rupestre). As técnicas de execução são em sua maioria gravações por incisão com secção em “V”, ocorre também a preparação da área por picoteamento e o relevo parietal em “demi-relief”. Os sulcos têm no máximo quatro milímetros de profundidade; em alguns casos possuem vestígios de pigmentação de cor preta .As técnicas gráficas são a figuração de frente (rosto humano), a segmentação (sexos femininos). As categorias de representação podem ser divididas em: humanas, traços indeterminados e figuras geométricas.

O interesse pelo planalto catarinense ressurge na década de 60 com as pesquisas de Piazza e Rohr com enfoque histórico-cultural. Posteriormente, em 1977, Prous e Piazza elaboram uma síntese da arqueologia do estado de Santa Catarina.Quanto à autoria das gravuras rupestres, existem duas possibilidades: os caçadores-coletores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com