TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE HISTÓRIA

Camila Conceição Almeida 

Fernanda Larissa Borges da Silva 

Gleidneide Evangelista dos Santos 

João Carlos de Oliveira Rigoni

Michelle Huana Ramos dos Santos

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES

[pic 3]

Senhor do Bonfim – BA

NOVEMBRO DE 2015

Camila Conceição Almeida 

Fernanda Larissa Borges da Silva 

Gleidneide Evangelista dos Santos 

João Carlos de Oliveira Rigoni

Michelle Huana Ramos dos Santos

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES

Trabalho de HISTÓRIA apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de história

Orientador: Professores

PROFA. ADRIANA DE ARAÚJO

PROFA. CARLA MANCEBO ESTEVES

PROFA. MARI CLAIR MORO

PROF. REINALDO BENEDITO NISHIKAWA

PROFA. TAISE FERREIRA DA CONCEIÇÃO NISHIKAWA

.

Senhor do Bonfim – BA

NOVEMBRO DE 2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................  4

2 DESENVOLVIMENTO .....................................................................................  5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................... 7

4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ..............................................................  8

I N T R O D U Ç Ã O

Este trabalho foi inicialmente criado com o objetivo de demonstrar nossa compreensão do texto proposto por José Carlos Libaneo.  A partir da leitura do texto do autor, Democratização da escola Pública a Pedagogia Crítica- Social dos Conteúdos sobre as Tendências Pedagógicas na Prática escolar no contexto histórico da educação sobre as tendências pedagógicas e suas implicações.

Segundo Libâneo, as diferentes Tendências Pedagógicas representam uma contínua transformação filosófica e política que interferem nas práticas didático-pedagógicas. A prática escolar esta sujeita á condicionante de ordem sociopolítica, que implica diferentes concepções de homem, sociedade e pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem. Os dois grupos de tendências que são classificadas por Libaneo em Progressistas e Liberais, trouxeram diferentes contribuições ao longo da evolução histórica em diferentes concepções na pratica escolar e consequentemente transformações.

  Apresentamos também de forma discreta uma visão singular do grupo sobre as tendências pedagógicas apresentadas por Libaneo, bem como uma exposição resumida dos itens por ele apresentado sobre as tendências pedagógicas, que no primeiro grupo são as liberais e estão incluídas a tendência “tradicional”, a “renovada progressivista”, a “renovada não-diretiva” e a “tecnicista”. No segundo grupo estão as tendência progressistas “libertadora”, a “libertária” e a “crítico-social dos conteúdos”.

DESENVOLVIMENTO

Foi muito bem observado por Libaneo no que consiste a pratica escolar “A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente.” (LIBANEO, 1986).  Surge como justificação do sistema capitalista na defesa da liberdade e dos interesses individuais da sociedade. A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias social, de acordo com as aptidões individuais.  Observamos então que as tendências pedagógicas atuam sobre a prática escolar no contexto da relação professor x aluno visando um resultado correspondente ao que se esperava da tendência pedagógica.

Como exemplo podemos citar do primeiro grupo de tendências a TRADICIONAL que visava à preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade, para isso usava-se conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos que eram repassados aos alunos como verdades absolutas.  Assim, o professor era a autoridade e exigia uma atitude receptiva do aluno.

Em contra partida a RENOVADA PROGRESSISTA dizia que a escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social, usando as experiências, pesquisas e método de solução de problemas, assim o professor se tornava na verdade um auxiliador no desenvolvimento do aluno por meio das experiências vividas pelos próprios alunos frente às situações problema, assim o aluno aprendia fazendo, ou seja, autoaprendizagem.

Com respeito à RENOVADA NÃO DIRETIVA Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo o esforço deveria visar a uma mudança interna do indivíduo, na verdade uma adequação pessoal às solicitações do ambiente. Apenas se aprende o que estiver significativamente relacionado com essas percepções. Trata-se de um ensino centrado no aluno, sendo o professor apenas um facilitador.

Já a Tendência LIBERAL TECNICISTA, ela é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas.  No ensino da Língua Portuguesa o trabalho com as estruturas linguísticas, separadas do homem no seu contexto social, é visto como possibilidade de desenvolver a expressão oral e escrita.  A tendência tecnicista é de certa forma, uma modernização da escola tradicional e, apesar das contribuições teóricas do estruturalismo, não conseguiu superar os equívocos apresentados pelo ensino da língua centrado na gramática normativa. Em parte, esses problemas ocorreram devido às dificuldades de o professor assimilar as novas teorias sobre o ensino da língua materna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com