TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE RESGATANDO O BRINCAR

Por:   •  31/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.105 Palavras (17 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 17

RESGATANDO O BRINCAR”.

Mostra Local: Criação de e-book digital e mostra permanente de materiais no museu.

Autores: Coordenação Pedagógica Municipal e Superintendência Cultural.

Parcerias e execução: Escolas Municipais de Jaraguá, gestores, professores e comunidade escolar.

Período: 20 de agosto a 08 de outubro

INTRODUÇÃO

Entendemos que estamos vivenciando um momento muito delicado em nossa sociedade. Nesta pandemia o uso exacerbado da tecnologia afastou ainda mais o convívio familiar. O brincar é indispensável para o desenvolvimento de inúmeros aspectos na formação do indivíduo, estimulando o lúdico, a motivação, a autonomia, o interesse, o reconhecimento de regras, socialização e etc. Além disto a cultura dos brinquedos e das brincadeiras antigas vem sendo esquecida ao longo dos anos.

Inúmeros pais neste período de pandemia se encontraram perdidos no que se refere ao aproveitamento prazeroso do tempo que permanecem com os filhos, pois por muito tempo foram estimulados ao uso de brinquedos fornecidos apenas pelas indústrias, e com a pandemia houve o estímulo crescente na aquisição de celulares, tablets, videogames, computadores e etc, sendo extremamente necessário o incentivo o resgate histórico das brincadeiras numa aproximação de diferentes gerações.

JUSTIFICATIVA: Incentivar e resgatar a utilização das brincadeiras antigas, como motivação também para o envolvimento familiar neste período de pandemia, possibilitando a troca de informações históricas, confecção de brinquedos utilizados em décadas passadas reforçando por meio de relatos de pessoas mais velhas que as gerações antigas produziam seus próprios brinquedos e raramente utilizavam recursos financeiros.

OBJETIVO GERAL: Resgatar as brincadeiras antigas, desconectando um pouco das brincadeiras digitais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Levantamento de informações e elaboração de dossiê sobre brincadeiras antigas;

• Propiciar às crianças a vivência das brincadeiras e brinquedos do passado;

• Fazer comparativos com os brinquedos da geração presente e das gerações passadas;

• Confeccionar brinquedos junto aos familiares, com orientações prévias dos professores conforme as informações coletadas previamente nos relatos;

• Estimular a socialização e o desenvolvimento lúdico.

CRONOGRAMA

DATA AÇÕES DESENVOLVIDAS EXECUÇÃO

20 de agosto Lançamento do projeto. Equipe pedagógica da SME e Superintendência de Cultura.

23 a 31 de agosto. Replicar nas unidades escolares as informações sobre este projeto. Diretores e coordenadores.

1. 01 a 23 de setembro Execução de aulas com intuito de levantamento histórico e lista de brinquedos e brincadeiras antigas. Todas as unidades de ensino irão desenvolver pesquisas/atividades relacionadas ao tema (desenhos, textos, pesquisas, redações etc.)

Todas as sextas-feiras deverá ser postado uma foto ou vídeo nas redes sociais, colocar a hashtag #resgatandoobrincarjaragua

2. 24 de setembro a 08 de outubro. Aulas – Confecção de Brinquedos e vídeos das brincadeiras. Todas as unidades de ensino divulgarão os materiais produzidos no Feed do Instagram. Colocar a hashtag #resgatandoobrincarjaragua

3. 13 a 17 de setembro Elaboração do material digitado a ser inserido no e-book. Todas as unidades de ensino irão produzir uma página A4 (frente e verso) para serem inseridas no livro: RESGATANDO O BRINCAR.

4. 04 a 08 de outubro

Semana do -Resgatando o Brincar nas Escolas Equipes escolares desenvolverão juntamente com outras unidades brincadeiras com os responsáveis dos alunos.

Convidar pais atuantes para participarem das brincadeiras propostas como gincana.

(o número de pais que deverão ser convidados será informado para as unidades no dia 13 de setembro).

5. A definir. Inauguração da Exposição: Resgatando o Brincar. Todas as unidades escolares visitarão a exposição dos brinquedos no museu.

Especificação das ações

1. As unidades escolares utilizarão a lista com sugestões de brincadeiras e brinquedos (de acordo com a série) para que sejam utilizados nas pesquisas, vídeos, e aulas afins, incentivando os alunos a realizar, desenhos, textos, apresentações, entrevistas com os responsáveis recontando sobre as brincadeiras. As sugestões não se limitam, podendo a critério serem utilizadas outras descritas ou não, conforme julgarem pertinentes ao nível dos alunos.

2. As unidades escolares irão propor em todas as séries a confecção de brinquedos, sendo importante ressaltar nas aulas os aspectos pedagógicos, cognitivos, sociais e motores envolvidos na brincadeira/brinquedo.

3. Cada unidade escolar realizará a pesquisa e digitação formato folha A4 sobre um brinquedo/brincadeira conforme escolha no lançamento do projeto. Deverá encaminhar a pesquisa no dia 17 de setembro arquivo em pdf e word para o e-mail smepedagogicojaragua@gmail.com . (duas folhas= frente e verso, o modelo para digitação e formatação da pesquisa será encaminhado por e-mail.)

4. As equipes se unirão (podendo ser em uma das escolas ou em outro espaço) em um único dia na semana de 04 a 08 de outubro, convidarão responsáveis e um aluno por adulto para realização da gincana, de modo que seja explanado que não haverá premiação diferenciada, promovendo competição saudável. Ao escolherem a data deverão informar para equipe pedagógica da SEDEC.

Até o dia 13 de setembro a equipe da SEDEC informará a quantidade de pais que deverão ser convidados de acordo com a unidade escolar. Reforçamos que será uma quantidade pequena de pais, para que todos possam cumprir os protocolos de biossegurança.

5. Será realizada exposição com brinquedos antigos. Datas para visita serão agendadas assim que forem concluídos os processos para exposição.

3. Brincadeiras para pesquisa do E-book

Brincadeira UNIDADE ESCOLAR

1 Boneca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com