TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resgatando o Papel de Brincar

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.651 Palavras (19 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

Resgatando o Papel de Brincar – Brincadeiras Infantis

O ato de Brincar

Polo Guará I – Brasília DF

2018

Resgatando o Papel de Brincar – Brincadeiras Infantis

O ato de Brincar

Situação Problema

Vivemos em um momento onde a tecnologia toma conta de nossas vidas, podemos perceber claramente que as crianças estão perdendo a vontade e o jeito de brincar.

Hoje em dia o que é mais comum, é ver nossas crianças sentadas com o seu aparelho eletrônico na mão assistindo vídeos, jogando, ligadas nas redes sociais ou mesmo em frente à televisão, deixando de lado as brincadeiras infantis, as atividades físicas, as quais estimulam a imaginação e exercitam o corpo.

Mostraremos a importância da brincadeira na infância em relação ao desenvolvimento, aprendizado e a cultura.

Embasamento Teórico

Quando falamos em brincar, não estamos nos referindo somente ao fato de diversão, recreação, ocupação de tempo livre, Brincar é mais que isso, a brincadeira é uma importante aliada para que a criança desenvolva suas habilidades, sua percepção, descubra os seus limites e socialize-se. A brincadeira precisa ocupar lugar de destaque na vida das crianças, é preciso ser divertido e não encarado como mais uma tarefa a se fazer.

Ao analisarmos, podemos ver que o brincar e o brinquedo tem uma grande influência no desenvolvimento das crianças, tanto que é garantido por lei, está no estatuto da Criança e do Adolescente que é dever da sociedade garantir que todas as crianças tenham direito ao lazer, ao esporte e a educação.

Segundo Chateau  “A criança é um ser que brinca/joga, e nada mais [...] é pelo jogo, pelo brinquedo, que crescem a alma e a inteligência [...]. Uma criança que não sabe brincar, uma miniatura de velho, será um adulto que não saberá pensar.” (CHATEAU, 1987, p. 14)  (CHATEAU, 1987).

A brincadeira é algo natural da criança, desperta vários sentidos é algo totalmente benéfico para o corpo e para a mente, traz boas sensações e faz com que a criança possa extravasar suas energias, usar a imaginação, resolver problemas ela aprende a lidar com suas emoções, medos e frustrações, são inúmeros os benefícios do brincar, só não podemos esquecer que a brincadeira e o brinquedo tem que estar de acordo com o interesse da criança.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação afirma que:

Brincar é um das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança, desde muito cedo, pode se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde ter determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação... A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre pessoas. (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇAO INFANTIL, vol. 2, p. 22).

Nos dias atuais, vemos cada vez mais cedo as crianças  ligadas aos jogos eletrônicos e ao mundo virtual, deixando de lado as brincadeiras, os brinquedos e as atividades físicas, muitas vezes influenciadas pelos próprios pais para ficarem quitas. É preciso urgentemente conscientizar a sociedade a resgatar o prazer de brincar em nossas crianças para assim evitar que se tornem pessoas frustradas e desmotivadas.

"É preciso deixar que as crianças e os adolescentes brinquem, é preciso aprender com eles a rir, a inventar a ordem, a representar, a imitar, a sonhar e a imaginar. E no encontro com eles, incorporando a dimensão humana do brincar, da poesia e da arte, construir o percurso da ampliação e da afirmação de conhecimentos sobre o mundo." (BRASIL,2006,p.44).

Justificativa

Diante do diagnóstico do problema, observamos que a maioria das crianças está perdendo o interesse em brincar. É preciso resgatar essa vontade do brincar, mostrando o quanto é divertido e importante para o desenvolvimento, tanto no aspecto físico, quanto no social, emocional, cultural, cognitivo e emocional.

É necessário que os educadores, os pais e a sociedade em geral tenha consciência de que brincar faz parte do aprendizado, por meio dela é possível prevenir problemas futuros como a frustração, adultos desmotivados com problemas perceptivos e dificuldades de aprendizado.

A valorização da brincadeira é de extrema importância não só na instituição, mas no dia a dia da criança, pois ao brincar a criança está estimulando sua imaginação, utilizando a expressão corporal, está socializando, aprendendo a seguir regras enfim, são inúmeros os benefícios e as interações. O ato de brincar ajuda a criança a aprender, facilitando a construção da criatividade e da autonomia, dessa forma podem estabelecer uma relação equilibrada entre aprender e brincar.

Público Alvo

O projeto é uma proposta de trabalho para crianças entre quatro e cinco anos de idade.

Objetivo Geral

Resgatar o ato de brincar, mostrando sua importância no desenvolvimento e aprendizado na educação das crianças.

Desconectar as crianças do mundo virtual.

Objetivo específico

  • Iremos apresentar as brincadeiras antigas, contando sua história e mostrando como brincar;
  • Incentivar a construção de brinquedos, utilizando materiais reciclados dos mais diversos tipos;
  • Observar brincadeiras preferidas (das apresentadas – antigas);
  • Desafiar a capacidade motora e intelectual para um melhor desenvolvimento por meio de jogos e atividades físicas;
  • Desconectar as crianças do mundo virtual com atividades lúdicas;
  • Apresentar novos horizontes, despertar a criatividade com o ato de brincar;
  • Trabalhar a percepção com todas as atividades propostas.

Percurso Metodológico

O projeto será desenvolvido durante todo o período letivo durante as aulas de educação física e educação artística, cada aula é ministrada uma vez por semana (terça e quinta) com duração de 45 minutos cada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (181.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com