TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendencias Pedagogicas

Pesquisas Acadêmicas: Tendencias Pedagogicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

As tendências pedagógicas são dividas em dois grandes grupos: pedagogias liberais, que são classificadas em: tradicional, renovada progressivista (Escola Nova) e tecnicista. E tendências progressistas, que são classificados em: libertadora e histórico-crítica.

.

PEDAGOGIA TRADICIONAL

Essa pedagogia surgiu com as chegadas dos padres jesuítas no Brasil (1549). É uma proposta educacional centrada no professor, cuja função é ensinar e corrigir a matéria. A metodologia usada tem como principio a transmissão de conhecimento através da aula do professor, sendo frequentemente expositiva, em uma sequência predeterminada e fixa, dando ênfase na repetição de exercícios e sempre com exigências de memorização do conteúdo.

Os conteúdos são acumulados de geração em geração, valorizando a quantidade e são repassados como verdades, ou seja, um predomínio de autoridade do professor e atitude receptiva dos alunos.

A função primordial da escola é transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral do aluno, formação esta que tem como objetivo inserir futuramente o mesmo na sociedade. Na maioria das escolas essa pratica pedagógica se caracteriza pela sobrecarga de informações que são direcionadas aos alunos, o que torna o processo de aquisição de conhecimento, complicado e burocrático, não respeitando a individualidade e o tempo de aprendizagem de cada aluno. A avaliação é totalmente quantitativa, onde se mede o conhecimento que foi memorizado, estabelecendo uma pontuação mínima para ser atingida, quem conseguir alcançar é aprovado, caso contrario o mesmo será reprovado e deve cursar a mesma serie novamente.

LIBERTADORA PROGRESSIVISTA (ESCOLA NOVA)

Ganhou destaque nas décadas de 30 e 40, tendo como seu precursores Lourenço Filho, Anísio Teixeira, Montessori, Decroly e Dewey. Essa pedagogia traz a uma ideia oposta a pedagogia tradicional, pois, o aluno passa a ser o centro do processo do ensino e aprendizagem e que o professor não ensina, mais cria condições para que o aluno aprenda. O papel da escola é de oferecer experiências para o aluno educar-se em um processo ativo, afirmando que aprender é uma atividade de descoberta.

Em relação aos conteúdos,valoriza o interesse do aluno, ou seja, o conteúdo vai depender do interesse do que o aluno queira aprender. A metodologia usada também é diferente da pedagogia tradicional, pois, utiliza desafios cognitivos e situações problematizadoras, tentativas experimentais, pesquisa, descoberta, estudo do meio natural e social e método de solução de problemas, onde o aluno se depara com o problema onde vai haver a necessidade, analise, alternativa, experimentação e por ultimo a solução.

Contudo isso, essa pedagogia, também conhecida principalmente no Brasil como Escola Nova, tem como objetivo criar um ser humano participativo e que o ensino deve dar-se pela ação.

PEDAGOGIA TECNICISTA

A pedagogia Tecnicista, ganhou destaque nos anos 70. Seus principais precursores são: Skiner, Gagné e Bloom. Seu principal objetivo é produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, ou seja, o aluno passa a ser um mero produto. O Papel do professor é de apenas repassar o conteúdo que foi criado por técnicos especialistas, ou seja, o professor é apenas uma ponte que liga um ponto a outro, reprimi-se toda sua criatividade e liberdade expressiva.

O ponto mais importante do processo de ensino e aprendizagem é a técnica, tudo vai girar em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com