TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologoa da aprendizado na história

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 7

                                UNIVERSIDADE ANHANGUERA

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE HISTORIA

Kleber Henrique dos Santos - RA: 1600357540

Tutora  Elizangela da Cruz Siqueira dos Santos

Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem

Redes sociais e Comunicação

Projeto:  Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação

 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – SÃO JOAO DA BOA VISTA

Introdução

Esse projeto será desenvolvido para auxiliar nas dificuldades enfrentadas na integração de conceitos educacionais às crianças. A pesquisa será baseada em alunos do ensino fundamental, com idades de 8 e 9 anos. Por morarem em uma comunidade carente, são expostas a violência, drogas e desinteresse dos pais com a educação, tornando-as assim, em indivíduos agressivos e ociosos, sem perspectiva de buscar uma melhor qualidade de vida através da educação. Com a participação de professores de todas as áreas de atuação, os alunos terão um ensino interdisciplinar, desenvolvendo assim o potencial de conhecimento e sócio afetividade. Os estudos e projetos realizados com A Terapia Assistida por Animais mostram que o contato e convívio entre homens e animais geram benefícios que seguirão ao longo da vida, como por exemplo, a diminuição da solidão, da ansiedade, e o estímulo para a prática de exercícios físicos, entre outros. O projeto Dr. Escargot apresentou até 2009 resultados promissores. Entre os 700 alunos e suas famílias atendidos pelo projeto, 92% dos pais sentiram maior proximidade das crianças com os animais e 21% tiveram melhoras na alimentação ao observar os hábitos alimentares dos escargots; as crianças mais velhas se interessaram pelo o ensinar ao serem os portadores de novas informações aos mais novos e o senso de responsabilidade foi sendo desenvolvido por terem que cuidar de um animal.

Pesquisa nas redes sociais sobre práticas de zooterapia

1 – Análise de casos.

 A Zooterapia pode ser usadas na terapia de crianças com dificuldade de aprendizado, deficiência física, psicológica, convivendo com animal elas se torna menos agressiva

2 – Utilidade terapêutica.

Abaixa os níveis de doenças do coração, facilita a alta confiança, resgata a alta estima e acaba  com a inibição ,  Utilizada de forma correta facilita o melhora o sistema imunológico estimula  a interação social, auxilia no tratamento de crianças com traumas severos, criança com traumas severos de infâncias são auxiliadas através do animais a estabelecer vínculos e confiança,  ajudar com situação de luto, facilita tais como leitura de memorização concentração e socialização, diminui o nível de estresse,

 3 – Benefícios e eventuais riscos.

como vem bem resultados no texto acima na zooterapia os benefícios são inúmeros mas não se foi encontrados nenhum eventuais riscos

Mapeamento do perfil da turma

1 – Número de alunos da sala.

20 alunos

2 – Número de meninos e meninas.

10 homens e 10 meninas

3 – Ano ou série (faixa etária dos alunos).

Pré - escola

4 – Descrição do perfil da turma.

Dificuldade de  concentração, falta de respeito, dificuldade de aprendizado

 

          Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

1 – Relacionados às regras morais (princípios éticos, que visam o bem comum).

A  ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. A ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética, A moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se RESUME na obediência a normas E COSTUMES , hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

2 – Relacionados às regras disciplinares (definidas pela escola).

“Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.”

As decisões devem ser tomadas de forma, conjunta em sistema de entendimento entre inspetores, professores e alunos.

O dialogo sempre foi um bom começo, Os alunos aprenderam a argumentar na defesa de suas ideias apoiados em fatos, conceitos e valores,Os direitos são respeitados

3 – Relacionados a hábitos (higiene, alimentação, asseio pessoal, entre outros).

Atendimento Social:  Orientação e Encaminhamentos, Grupos de Convívio e Fortalecimento de Vinculo, Informação Comunicação e Defesa de Direitos, Fortalecimento da Função protetora da família, Desenvolvimento do Convívio Familiar, Mobilização para Cidadania, Elaboração de relatórios e / ou prontuários, desenvolvimento do convívio familiar e comunitário.

Saúde: feito em Ambulatório Médico da IAM: as crianças passam pelo médico tanto em rotinas periódicas ou a pedido da mãe (sempre que há necessidade), para atendimento em casos comuns (tosse, febre, resfriados, conjuntivite, piolho, escabiose...) onde são realizadas as medidas cabíveis e possíveis. Os casos mais específicos são encaminhados aos serviços da rede pública. O mesmo procedimento é adotado a outras especialidades com caráter preventivo, realiza ainda parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com Consultórios (para encaminhamento a exames de acuidade visual), farmácias no fornecimento de medicamentos aos mais necessitados.

Passeios, excursões e outros eventos culturais.

Higiene e asseio pessoal:  sempre feita em ambientes apropriados, visa, além do educar, o bem estar da criança, a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Alimentação: são feitas cinco refeições diárias, com a colaboração do Programa de Merenda Escolar da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, com cardápio acompanhado pela nutricionista da Instituição. O cardápio é servido em horários previstos por turmas, e é composto de: café da manhã, hidratação (suco), almoço, lanche e jantar. Adinâmica do self-service é disponível, desde as turmas dos menores que já manuseiam canecas e talheres. A equipe de educadores intervém, quando necessário, no momento da alimentação dos grupos, de acordo com a faixa etária.

Repouso: acontece a partir da rotina das turmas. Visa proporcionar às crianças um ambiente afável, acolhedor e repousante, que possibilite o descanso. Este período inicia por volta das 11h com limite máximo até às 13h30.

Atividades diversificadas: organizada conforme as necessidades, possibilita às crianças diversos momentos de aprendizagem, podendo ser observada a partir das relações, interações e reações individuais ou coletivas: roda de conversa, hora da história, artes, música, atividades de movimento, Kits, atividades de área externa, atividades de construção, jogos, sala de informática, sala de leitura, brinquedo teca, tanque de areia e sala de TV / Vídeo.

Atividades simbólicas: consiste na criação de ambientes dentro e ou fora da sala: “Faz de conta” com cantinhos temáticos (casinha, médico, escola, auto pista), brinquedo teca, brincadeiras com ou sem material na sala referência, favorecendo a criatividade das crianças, incrementando a exploração do jogo simbólico e atendendo o interesse individual e coletivo de cada criança/grupo.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com