TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toyota e sua excelência

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.437 Palavras (38 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 38

FACULDADE PITÁGORAS

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica

TOYOTA E SUA EXCELÊNCIA

Wagner Chagas Campos

Rodrigo Braga

Contagem

2014

________________

WAGNER CHAGAS CAMPOS

RODRIGO BRAGA

TOYOTA E SUA EXCELÊNCIA

Projeto de pesquisa apresentado ao curso Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a conclusão da disciplina Metodologia Científica.

Orientadora: Prof.ª Neide Maria Lages Araújo

Contagem

2014

________________

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

1.1. Contextualização da pesquisa

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

1.2.2 Objetivos específicos

1.3. Justificativa

1.4 Pergunta de pesquisa

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Senhores Toyoda

2.2 Inspiração

2.4 História da Toyota

2.4.1. Linha do Tempo

2.4.2. Um ícone japonês

2.4.3. O modelo Toyota

2.4.5. Por dentro da gigante

2.4.6. A comunicação

2.4.7 O emblema

2.4.9 O valor

2.4.10 A marca no Brasil

2.4.11 A marca no mundo

2.5 Satisfação dos Funcionários Toyota

2.6 Meio Ambiente

2.7 Energia

2.8 Água

2.8 Emissões atmosféricas e de gases de efeito estufa

2.9 Resíduos

3 METODOLOGIA

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

1.1. Contextualização da pesquisa

O cenário mundial evidencia grandes mudanças, como a competitividade entre as empresas, entre nações, as quais têm influenciado o comportamento das pessoas e das organizações. Dentre elas, também se destacam: a montadoras de veículos que desde seu renascimento sempre houve uma concorrência acirrada, inovando dia a dia. Analisando a época atual, onde os produtos necessitam ser fabricados com o menor tempo possível e tendo que atender a exigência de normas de montagem, gastando mais nos seus produtos e vendendo por um preço que o mercado comporta. Obedecendo as normas citadas na frase anterior, ainda devem se enquadrar as exigências de qualidade e comodidade dos clientes e competitividade de mercado.

Nos tempos atuais a busca da excelência é incessante, para o aprimoramento de seus produtos tentando sempre encabeçar como a melhor montadora de veículos do Brasil e do mundo. Para ser este modelo conceito e a empresa tem que pensar em vários quesitos, dentre eles, o primeiro pensamento é a empresa que preocupa com o meio ambiente não são nos equipamentos agregados ao produto, mas também nas maquinas utilizadas para a fabricação. E o segundo pensamento é a valorização de sua mão de obra, ou seja, o pilar mais valoroso das empresas. Para esta valorização o ponto inicial é garantir um ambiente de trabalho digno e benefícios que dão suporte a ele próprio e aos seus familiares.

Atualmente, estes quesitos apontados eleva a empresa fazendo com que as outras tentem copiar ou inovar seguindo os passos da empresa conceito. Tratando de um conceito, este título fortalece a garantia de qualidade embutida a marca e o sucesso da empresa pensando no primordial que a sustenta que são as vendagens. Com tudo, foi apontado que a montadora consegue manter o produto no mercado por varias décadas, necessitando somente de algumas modificações simples, continuando a vender a mesma quantidade dos anos anteriores, aumentado o tempo de garantia, dando maior segurança a quem compra os seus produtos. Existem algumas empresas modelos servem como espelho para aquelas que estão tentando alcançar as melhores montadoras de veículos do mundo.

1.2 Objetivos

A seguir descrevem-se os objetivos desta pesquisa.

1.2.1 Objetivo geral

Na atualidade, para receber o titulo de montadora conceito, iremos identificar e apontar os pontos positivos. Tratar de cada quesito de uma forma que mostre realmente o ponto mais alto em que esta montadora encontra se em relação às outras.

A finalidade desta pesquisa é verificar o que o mercado verifica sobre a montadora conceito, verificando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com